Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM ACERCA DA TUBERCULOSE
Autores
NEURANIDES SANTANA (Relator)
MARIA ALICE CRUZ PEDREIRA SILVA
ANDRESSA SILVA CARNEIRO DE SOUZA
CRISLAINE CRUZ DE OLIVEIRA
LETÍCIA SUASSUNA RIBEIRO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
A tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa transmitida por via respiratória. Pode atingir todos os órgãos, principalmente os pulmões. Apesar de ser uma patologia curável e possuir tratamento, a TB atinge cerca de 70 mil pessoas ao ano no Brasil. Dentre as pessoas infectadas, profissionais e estudantes da área da saúde são públicos vulneráveis a infecção, devido à frequente exposição a indivíduos capazes de transmitir a bactéria. Sendo assim, faz-se necessário que esse grupo conheça a TB, pois dessa maneira poderá contribuir para o controle da cadeia desta enfermidade e se auto proteger. Todos estudantes cursaram/cursam ou irão cursar componente curricular de Saúde Coletiva (SC), etapa da graduação em que aborda a tuberculose nas perspectivas teórica e prática em unidades de saúde. Objetivo: Descrever o conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre a definição, prevenção, transmissão, diagnóstico, controle e tratamento da tuberculose. Metodologia: Estudo de natureza qualitativa, descritivo, desenvolvido no período de agosto/2014 a julho/2015 em universidade pública baiana com participação de onze acadêmicos de enfermagem que realizaram prova tuberculínica (PT). Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, cuja questão norteadora voltava-se para o alcance do objetivo, acrescido de dados pessoais. Resultados: As participantes são estudantes de enfermagem do 3º ao 8º semestre, dez sexo feminino e um do sexo masculino. Três obtiveram resultado da PT reator (>10mm). Uma delas realizou quimioprofilaxia para TB. As estudantes demonstraram ansiosas e confusas ao responder pelo menos duas das variáveis: prevenção e controle da TB. Ao comparar as respostas das participantes com a literatura de referência, prevaleceram respostas com conteúdos corretos e incompletos e um número inferior de respostas incorretas. Constatado que as estudantes com maior tempo no curso, responderam mais assertivamente. Talvez, pelo acesso à conteúdo específico nas práticas. Ressalta-se que a discente que realizou quimioprofilaxia demonstrou maior conhecimento geral em relação às demais. Resistência ou não respostas aos questionamentos referentes à prevenção e controle foram frequentes. Conclusão: Considera-se que o semestre em curso da estudante e sua história clínica são fatores contributivos para o conhecimento sobre TB. Contudo, torna-se muito preocupante a fragilidade sobre a prevenção e controle, etapas consideradas valiosas no combate à tuberculose.