Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ACOLHIMENTO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE RECIFE
Autores
SABRINA ROBERTA VITORINO SANTIAGO (Relator)
LINIKER SCOLFILD RODRIGUES DA SILVA
MARCELLA BRIANNI DE ARAÚJO GOMES
PRISCILA DE ANDRADE CAVALCANTI
RAYZA KELLY DE SANTANA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O acolhimento é uma prática inovadora e de inclusão na atenção básica que respeita e integra as diretrizes do SUS em sua prática. Objetiva um atendimento que compreende uma escuta de qualidade das queixas que o paciente apresenta, comprometendo-se a resolver seu problema de saúde visando atender a todas as pessoas que procuram o serviço de saúde, garantindo a acessibilidade universal. Essa escuta torna humanizada as relações entre usuários e trabalhadores de saúde, através de um espaço onde se cria esse vínculo. Reorganiza o processo de trabalho, a fim de que este desloque seu eixo central do médico para uma equipe multiprofissional – equipe de acolhimento –, que se encarrega da escuta do usuário. Objetivos: Relatar o atendimento no acolhimento prestado aos usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) da Macaxeira – Recife/PE que chegavam ao acolhimento. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência vivenciado pelos discentes da disciplina Estágio Supervisionado II do curso de graduação de Enfermagem, realizado na USF da Macaxeira, localizado em Recife/PE, nos meses de março e abril do ano de 2015. A população do estudo foi composta pelos usuários cadastrados da Unidade que chegavam para serem atendidos no acolhimento durante o período do estágio. Resultados: Foram identificados o objetivo do acolhimento, a forma como se dá e o seu fluxo. Os profissionais que atendem são enfermeiros, médicos e/ou dentistas, com três agentes comunitários de saúde (ACS), sendo um de cada equipe - por dia de acolhimento, em uma escala pré-estabelecida, contando ainda com os acadêmicos. A escuta era feita com muita qualidade, ouvindo com atenção as queixas do paciente e dando os encaminhamentos necessários objetivando dar uma resolutividade a curto ou longo prazo. Conclusões: Há ainda muita dificuldade em realizar o acolhimento de maneira satisfatória, muitas vezes por equívocos na comunicação, sendo refletido na inquietação do paciente por esperar muito tempo para ser atendido, pois já havia chegado à unidade desde às 5h da manhã para conseguir uma ficha. O acolhimento é uma atividade de extrema importância na USF, porém, é necessário realizar treinamentos e reuniões com as equipes, para a melhor finalidade da atividade, além de dar sempre as informações corretas ao usuário que chega procurando o acolhimento.