Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título O TEATRO COMO MEDIADOR NA PREVENÇÃO DAS IST E HIV/AIDS ENTRE ADOLESCENTES
Autores
JUCIVANIA FERREIRA DA COSTA (Relator)
MARIA JOSÉ FARIAS DA COSTA
ANA GABRIELA VELOZO DE MELO CORDEIRO
EVELLYN LAPA FALCÃO DE CARVALHO
SILVANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução:Apesar da ampla divulgação sobre as formas de prevenção das DST/AIDS desenvolvida no Brasil, muitos jovens ainda não adotam tais práticas, o que aponta uma dissociação entre o acesso à informação e a transformação desse saber em práticas no cotidiano dos adolescentes(OLIVEIRA,2009).Para intensificar as possibilidades de prevenção, a utilização do teatro como método terapêutico de reflexão e recurso de aprendizagem entre os adolescentes torna-se um instrumento de abordagem eficaz.Objetivos: Sensibilizar os adolescentes quanto a importância da prevenção das IST/HIV/aids. Metodologia:Trata-se de um relato de experiência da segunda etapa do projeto de extensão, HIV/IST:uma abordagem preventiva, dos alunos do Curso de Bacharelado de Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira. Realizado em duas instituições de ensino do Município de Pesqueira-PE para um público de 110 discentes (40 do IFPE – Campus Pesqueira e 70 da Escola de Referência de Ensino Médio José de Almeida Maciel (EREJAM)) para adolescentes com idades entre 14 a 18 anos. Optou-se por adotar uma estratégia não convencional, a partir do lúdico, mediante a linguagem teatral, capaz de enriquecer as ações educativas, na medida em que se trata de adequado instrumento de comunicação, expressão e aprendizado. O período de desenvolvimento foi de maio a junho de 2015. Resultados: A abordagem teatral fundamentou ideias que exemplificaram a real situação vivida no dia a dia dos adolescentes e estes se envolveram e demonstraram interesse identificando-se com a expressão dos personagens motivando-os a expor suas experiências individuais. As encenações permitiram uma aproximação entre o contexto da peça e as crenças e valores que os adolescentes possui sobre a temática do HIV/aids. Observou-se que a reflexão coletiva, o diálogo, o reconhecimento do contexto e de novas perspectivas são a base para a reconstrução de novos caminhos, na busca pela integralidade entre prevenção e a promoção da saúde. Conclusão: A interação dos adolescentes com o ato teatral demonstrou uma maneira de sensibilização mais ampla de grande eficácia ao se traduzir a realidade dos mesmos. Portanto, configura-se como modalidade de ensino-aprendizagem criativa, estimulante, integradora e participativa, que intensifica as diversas trocas de saberes, favorecendo o conhecimento e a construção de novas relações entre as pessoas e o ambiente.