Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ELEMENTO FACILITADOR PARA PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MARIA JOSE FARIAS DA COSTA (Relator)
JUCIVANIA FERREIRA DA COSTA
VICTOR BARBOSA DE AZEVEDO
ANA KARINE LARANJEIRA DE SÁ
SILVANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O período da adolescência, entre 10 e 19 anos de idade, caracteriza-se por intenso crescimento e desenvolvimento. Nesse período, o adolescente pode dar início à sua vida sexual sem que esteja física e/ou psicologicamente preparado. Esta vulnerabilidade as Infecções Sexualmente Transmissíveis e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (IST/AIDS) provêm, muitas vezes da iniciação sexual precoce, sem a utilização de um método preventivo de modo frequente. Objetivos: Relatar uma prática educativa baseado em uma avaliação diagnóstico do conhecimento dos discentes sobre IST's e HIV/AIDS em uma instituição de ensino no Município de Pesqueira-PE. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, tendo como referencial a aplicação de uma avaliação diagnóstica para uma prática educativa no mês de março e abril de 2015 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco ? IFPE localizada na cidade de Pesqueira ? PE. Esta avaliação foi elaboradas de forma a contemplar os principais aspectos relativos ao conhecimento dos adolescentes sobre IST's e HIV/AIDS, a transmissão, as formas de prevenção e os principais suportes de apoio para atenção a pessoa com vida sexual ativa. Resultados: A aplicação da avaliação diagnóstica realizada no início de um processo de aprendizagem, teve a função de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vista na epidemia do HIV. Diante as informações colhidas o nosso enfoque para ações preventivas tentou sensibilizar e empoderar os adolescentes quanto a relevância e os riscos que eles estão expostos se não se prevenirem contra as IST's e o HIV/AIDS. Conclusão: Logo antes da realização das práticas educativas o facilitador deve adequar-se a realidade do público alvo valorizando a cultura, a visão de mundo e a faixa etária a que se quer atingir, uma vez que o tipo de informação fornecido consiga intervir na vida dos sujeitos envolvidos.