Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título RESGATE DA AUTOESTIMA DE ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
NATHÁLIA MARIA ARAÚJO GALDINO DE ALENCAR (Relator)
MENISSA SOUSA LUCENA DE FREITAS
THAISE ELLEN PEREIRA DA COSTA
CAROLINA DA CUNHA LIMA DE MENDONÇA PEDROSA
VAGNA CRISTINA LEITE DA SILVA PEREIRA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Atualmente as propostas de saúde têm como finalidade contribuir com melhores condições para qualidade de vida da população brasileira. Ações direcionadas a saúde mental tem sido um dos focos de trabalho do SUS. Esses métodos vêm centrados em instrumentos de custo beneficio interligados com a prática profissional que tenham enfoque no indivíduo como um todo. Neste contexto as práticas integrativas e complementares vão se expandido e alcançando seu público alvo, nos mais variados contextos sociais. Nesse interim este trabalho tem com Objetivo Relatar os benefícios de atividades para resgate da autoestima de adolescentes no contexto escolar. Método: Trata-se de um estudo descritivo, realizado com 24 estudantes do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profº. Olívio Pinto, na cidade de João Pessoa/PB no dia 09 de junho de 2015, a partir de um relato de experiência de alunas do curso de Enfermagem da FACENE, a partir de vivencia em atividades de projeto de extensão Rodas de Terapia Comunitária Integrativa uma alternativa de cuidado para saúde mental. Resultados e discussão: A proposta de trabalho se deu através da implementação de vivência que estimulassem o diálogo no grupo de forma que estes se sentissem integrados para que os participantes vivenciassem as atividades sem receio de julgamentos e todos naquela tarde fizessem reflexão a respeito da sua individualidade, para se trabalhar sentimentos positivos sobre seus valores e competências. A execução da atividade no espaço escolar despertou uma oportunidade de reflexão a respeito de si mesmo e estimulou a busca, através dessa rede social, de estratégias para superação de experiências negativas que comprometessem a reflexão positiva sobre seu autoconhecimento. Conclusão: A realização de atividade para resgate da autoestima de adolescente no espaço escolar mostra-se eficaz, uma vez que, são ampliadas as abordagens para prevenção do adoecimento mental nessa faixa etária. Este tipo de intervenção proporciona ao jovem trabalhar sentimentos positivos e negativos por meio de reflexão, construindo positivamente alternativas para superação dos problemas vivenciados no seu dia a dia.