Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ATIVIDADE LÚDICA COMO INSTRUMENTO DO CUIDAR EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
FRANCIMEIRY ANTUNES SANTOS (Relator)
GLEYSSA LENE NUNES CARVALHO
VINÍCIUS ARAÚJO DA SILVA
NAGILA MIRELLY FERREIRA MARTINS
GIOVANNA DE OLIVEIRA LIBÓRIO DOURADO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tem por finalidade o acompanhamento clínico dos seus usuários e a reinserção na sociedade através meios que promovam inclusão. A atividade lúdica é um instrumento do cuidar que contribui para reinserção, visto que desperta criatividade, improviso, descontração e interação. Objetivo: relatar a experiência vivenciada na execução de dinâmicas durante o estágio de saúde mental em um CAPS. Metodologia: o estudo baseia-se em atividades que foram desenvolvidas com usuários de um CAPS no município de Floriano-PI no período de março a junho de 2015 por um grupo de acadêmicos de enfermagem durante o estágio da disciplina de Saúde mental. Resultados: as atividades desenvolvidas foram brincadeiras que estimulassem a interação em grupo e o trabalho em equipe. As dinâmicas de grupo tinham objetivo de promover autoconfiança e reflexões motivacionais; a prática de artesanato estimulava a criatividade e habilidade motora. No encerramento do estágio foi realizado bazar em que a moeda de troca era a interpretação de mimicas realizadas pelos alunos para estimular a memória e o raciocínio. Após o evento houve apresentação musical do grupo de alunos em melodia dançante onde a letra da música instigava a coordenação motora dos pacientes. Conclusão: As Atividades contemplaram os objetivos propostos, mobilizou pacientes e profissionais, e o feedback dos usuários sobre as atividades foram positivos. Os acadêmicos desenvolveram habilidades cientificas, cognitivas e interpessoais, e para os usuários proporcionou integração com o grupo, e estimulou o desenvolvimento da atenção, concentração, afetividade, memória, capacidade intelectual, motora e humor, favorecendo uma maior qualidade e eficácia na assistência prestada.