Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO (BT) NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇA UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autores
ANA CLARA SOUZA LIMA (Relator)
CAROLINA DA CUNHA LIMA DE MENDONÇA PEDROSA
MARIANA EMANUELLE MAIA
JAKELINE SHEILA DUARTE PEREIRA
JOUSICÉLIA BEZERRA DO NASCIMENTO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A hospitalização é uma experiência difícil de ser vivenciado pela criança, e assim, o brinquedo terapêutico aparece como um instrumento capaz de tornar a hospitalização infantil menos traumática, pois permite a mesma aliviar suas tensões. OBJETIVO: O estudo teve como objetivo investigar quais os trabalhos científicos foram publicados entre os anos de 2004 e 2015 relacionados ao Brinquedo Terapêutico. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. A busca dos artigos foi realizada no site da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) utilizando os descritores juntos aos operadores booleanos: “jogos e brinquedos OR brinquedos AND terapia AND crianças”, sendo encontrados 1.285 artigos. RESULTADOS: Após leitura exaustiva dos artigos, seguiu-se a construção de uma tabela resgatando dados importantes como: nome do artigo; ano; base de dados; periódico; autor; amostra; metodologia; resultados e conclusão, referentes a cada estudo. Seguiu-se então a análise dos conteúdos encontrados, utilizando-se a técnica de análise temática. A análise dos artigos deram origem a quatro categorias temáticas a saber: a utilização do brinquedo terapêutico como facilitador na adesão do tratamento; o brinquedo terapêutico como estratégia no alívio das tensões diante da hospitalização; o brinquedo terapêutico como instrumento que viabiliza a compreensão da realidade da criança e o brinquedo terapêutico como instrumento de humanização da assistência hospitalar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise da temática brinquedo terapêutico na introdução da criança hospitalizada é uma forma lúdica em que nos provoca como discentes a percepção da melhora otimizada em que a criança desenvolve a imaginação, criatividade, humanização a principalmente a aceitação do brinquedo terapêutico na sua permanência no âmbito hospitalar, para tanto foi observado o interesse dos dissentes e das crianças hospitalizadas nas investidas de cada vez mais inserir a criança nessa atividade pois, o olhar deslumbrado e imaginação otimizam a sua estadia é um processo em que gera o sorriso fácil e educativo na criança e nos discentes experiência facilitadora e encantadora.