Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título PROTAGONISMO DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE AO PROGRAMA DE HIPERDIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autores
THASSIA CHRISTINA AZEVEDO DA SILVA (Relator)
LINIKER SCOLFILD RODRIGUES DA SILVA
MARIA JOSÉ DA SILVA ALVES
MARIANA SUÊNIA SOARES DE MIRANDA
THAIS DANDARA AZEVEDO DA SILVA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: O Brasil é marcado epidemiologicamente pela situação gritante do aumento dos casos das doenças crônicas como a Hipertensão Arterial (HA) e o Diabetes Mellitus (DM), o que pode ser constatado a partir do aumento da demanda desses usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em meio a esse cenário o Ministério da Saúde criou em 2002 o sistema de cadastramento e acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos - HIPERDIA, um programa destinado à prevenção e promoção da saúde dos hipertensos e diabéticos. Nesse contexto, a educação em saúde é de fundamental importância no controle dessas doenças, pois o Enfermeiro como coordenador da UBS, desempenha papel central praticando ações educativas baseadas nas mais diversas técnicas educacionais. Na prática dessas atividades o enfermeiro depara-se quase sempre com um cenário plural, utilizando-se do diálogo e da troca de saberes científico e popular no desenvolvimento de seu trabalho educacional, visando estabelecer a autonomia dos usuários e objetivando melhoria da qualidade de vida e garantia da adesão ao tratamento. Objetivos: Analisar sistematicamente o papel do enfermeiro na educação em saúde e a importância da sua atividade frente ao programa de HIPERDIA. Metodologia: Refere-se a um estudo descritivo do tipo revisão bibliográfica. Partindo-se da leitura e reflexão de cinco artigos dos últimos cinco anos que foram analisados periódicos indexados em bases de dados eletrônicos (BVS – SCIELO/LILACS e BIREME) referentes à temática, utilizando-se dos seguintes descritores: “Educação em Saúde”; “Hipertensão Arterial” e “Diabetes Mellitus”, aplicando o operador booleano AND. Resultados: Diante da análise foi possível constatar a participação do enfermeiro frente à prática das atividades educativas junto ao grupo de HIPERDIA, do qual, nota-se a importância desse profissional na abordagem participativa dos usuários, estabelecendo um controle dessas comorbidades. Introduzindo mudanças no estilo de vida e facilitando sua adesão ao tratamento. Conclusão: Conclui-se que o Enfermeiro é o protagonista quanto à disseminação da educação por meio dos encontros com o grupo de HIPERDIA que vai muito além da simples transmissão de conhecimentos, contextualizando a prevenção e a promoção das HA e DM à realidade social e familiar do usuário. As ações educacionais desenvolvidas proporcionam integração dos usuários com a família, mudança de comportamentos e aquisição de hábitos alimentares saudáveis.