Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título EDUCANDO PARA A VIDA: PREVENÇÕES DE ACIDENTES E NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS EM ESCOLAS PÚBLICAS NA PARAÍBA
Autores
FRANCISCO FERNANDES ABEL MANGUEIRA (Relator)
AMANDA SOARES
WANDERSON LIMA FORMIGA
VANESSA DANTAS DE MACENA
JOSENI SOUZA DA SILVA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: As situações de urgência e emergência no cotidiano são mais comuns do que se imagina, assim podemos observar diariamente algumas situações que requer cuidados e noções de primeiros socorros por parte da população, pois quanto mais rápido o atendimento, maiores são as chances de sobrevivência e menor os casos de sequelas nas vítimas. Como preconiza o SUS, promover, prevenir e recuperar a saúde é um papel de fundamental importância e um dever inerente aos profissionais de saúde, onde devem transmitir informações e conscientizar a comunidade a cerca deste assunto. Assim, um projeto foi desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande, para trabalhar com alunos de uma escola pública do sertão paraibano, com o intuito de transmitir informações sobre como agir em situações de parada cardiorrespiratória. Objetivo: Com base nos estudos realizados nas literaturas sobre noções de primeiros socorros em parada cardiorrespiratória, relatar a transmissão dos conhecimentos para os alunos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo qualitativo do tipo Relato de Experiência, realizado entre os meses de maio a dezembro de 2014 em algumas escolas públicas na cidade de Sousa-PB, onde graduandos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande ministraram aulas expositivas tanto teóricas quanto práticas. Também foi aplicado um questionário com perguntas objetivas antes e depois do projeto, com o propósito de avaliar o grau de conhecimento adquirido pelos alunos. Resultados: Ao final observou-se que após a aplicação das orientações, cerca de 90% dos alunos sabiam como agir diante de uma situação de parada cardiorrespiratória. Tais resultados foram considerados positivos, pois, antes da aplicação do projeto, a maioria dos alunos não sabia o que fazer em uma situação como a descrita. Conclusão: Assim percebe-se que, mesmo com os resultados alcançados, a comunidade ainda é bastante carente em conhecimentos, principalmente nos pontos mais preconizados pelo SUS como a prevenção e promoção da saúde. Portanto, percebe-se uma grande lacuna na interação entre as equipes de saúde e a comunidade, sendo este um papel de fundamental importância e de responsabilidade dos membros que constituem a Estratégia de Saúde da Família. Observou-se neste caso a importância desse projeto que vai de encontro à população, preparando-a para atender adequadamente e aumentando as chances de sobrevivência das vítimas de parada cardiorrespiratória.