Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título PRINCIPAIS FORMAS DE MANIFESTAÇÕES DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA EM DUAS INSTITUÇÕES DE ENSINO NA CIDADE DE NATAL
Autores
ANDRESSA MÔNICA GOMES FERNANDES (Relator)
KAROLINA DE MOURA MANSO DA ROCHA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Dissertação

Resumo
Introdução: a violência se caracteriza por todo evento provocado com intenção de causar lesões, danos psicológicos, privação ou deficiência de desenvolvimento, por meio da força física ou de poder, contra si próprio e/ou outras pessoas. As crianças e adolescentes estão inclusos na participação destes eventos seja como vítimas ou perpetradores da violência, em qualquer ambiente que frequentam, inclusive a escola. A violência no ambiente escolar ou bullying caracteriza-se por uma prática perversa de humilhações sistemáticas, sendo uma subcategoria do comportamento agressivo, um tipo particularmente pernicioso, dirigido repetidas vezes a uma vítima que se encontra incapaz de se defender eficazmente. Objetivo: identificar as principais manifestações da violência na escola em duas instituições de ensino de Natal, Rio Grande do Norte. Metodologia: estudo descritivo, exploratório, comparativo, com abordagem quantitativa, desenvolvido em duas escolas da cidade de Natal, uma de caráter público e a outra particular. Foram entrevistados o total de 121 professores, funcionários e diretores, desses 62 da instituição pública e 59 da particular. O Projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, com a CAAE 0166.0.051.000-10.,. Resultados: a principal manifestação de violência nas instituições de ensino foram a violência verbal apresentando pouca diferença estatística na escola pública 52 entrevistados (83,8%) e 48 na particular (81,3%). Constatou-se que os alunos do ensino fundamental e médio costumam agredir mais os colegas e profissionais verbalmente, devido a não existirem provas palpáveis capazes de comprovar o evento violento. Em seguida, a violência física que esteve mais presente na instituição pública, 44 entrevistados (70,9%) do que na particular, 21 entrevistados (35,5%). Outra manifestação percebida com menor porcentagem, porém não menos significativas, foram aquelas de ordem psicológica, evidenciada na instituição pública por 27 entrevistados (43,5%) e privada 11 entrevistados (18,6%). Conclusão: compreende-se que as diversas formas de violência na escola acarretam consequências sérias tanto para as vítimas, como para os executores. Assim, é fundamental a elaboração de estratégias que trabalhem família, alunos, educadores visando minimizar e prevenir esse evento.