Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA VIVENCIAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Autores
ISABEL CRISTINA AMARAL DE SOUSA ROSSO NELSON (Relator)
MELINA DE OLIVEIRA PIMENTEL
MARIA CRISTIANA DA SILVA SOUTO
CYBELE MAURÍCIO QUEIROZ DE SOUZA
ILARA MARIA FERREIRA ALVES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Pedagogia Vivencial Humanescente ( PVH) é uma pedagogia que prepara para a vida, envolvendo o contexto vivencial e a corporeidade, sua aprendizagem é associada ao ato autopoiético, sendo de extrema importância no processo de formação do enfermeiro. Esse processo pedagógico vem possibilitar a incorporação das vivências cotidianas transformando assim em novos conhecimentos. Objetivo: Descrever a importância da pedagogia vivencial e seus pilares no processo de formação do Enfermeiro. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado pela coordenação, docentes e discentes do curso de graduação em Enfermagem UNIFACEX ,Natal/RN que no ano de 2015 comemora seus dez anos de existência. Foram utilizados os seguintes descritores: Pedagogia vivencial, Formação Profissional, Sensibilidade. Resultados: A PVH tem como princípios norteadores a ludicidade, a criatividade, a reflexividade e a sensibilidade contribuindo ativamente com o desenvolvimento de pensamentos sensíveis, criativos, ecossistêmicos e transformadores, associando os princípios educacionais freirianos ao pensamento complexo, a qual visa à formação integral do Ser. Essa prática educativa interativa contribui ativamente com a evolução dos educandos como seres humanos, no despertar da consciência social, atuando assim de maneira responsável e humanescente. Conclusão: A PVH se diferencia das demais uma vez que fundamenta-se na concepção de educação como prática social, tem como ponto de partida os conhecimentos prévios, suas vivências, sua história, seus determinantes e condicionantes de vida, num processo reflexivo contínuo, tem como finalidade a transformação da realidade, a partir da ressignificação de conceitos e práticas, estimula o desenvolvimento de habilidades intelectuais e também potencializa os aspectos humanescentes, sociais, políticos e éticos na formação profissional, possibilita a chance de desenvolver no discente uma postura mais humanescente, comprometida com o meio, na medida em que o educador realize um fazer pedagógico consciente, alegre, criativo, transformador e competente, e, que favorece a experienciação do ensino realizado além dos muros da academia.