Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA COMO FERRAMENTA DE APROXIMAÇÃO DO ADOLESCENTE AO SERVIÇO DE SAÚDE
Autores
MERCIO GABRIEL DE ARAUJO (Relator)
MARIA SANTINA DE ARAÚJO
LINDA KÁTIA OLIVEIRA SALES
ALEXANDRA DO NASCIMENTO CASSIANO
JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Monografia

Resumo
INTRODUÇÃO: A inserção do adolescente ao serviço de saúde ainda é considerada como uma dificuldade para os profissionais de saúde. Isso ocorre devido à ausência de ações ou programas voltados especificamente para essa faixa etária na estratégia saúde da família. O programa saúde na escola contribui para que os profissionais da saúde, principalmente o enfermeiro, desenvolva estratégias para integrar os adolescentes nos serviços de saúde, através de articulação com a escola, onde este grupo frequenta. OBJETIVO: Discutir a utilização do programa saúde na escola para acesso do adolescente nos serviços de saúde. METODOLOGIA: Pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa desenvolvida com 13 enfermeiros da estratégia saúde da família do município de Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil. A coleta de dados realizou-se nos meses de novembro de 2012 a janeiro de 2013 através de uma entrevista semiestruturada após assinatura do termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As informações colhidas foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo e discutidas a partir da literatura pertinente. Seguiu-se as recomendações éticas da Resolução 466/12 e submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com aprovação através do parecer nº 93.594 e CAAE 03604912.0.0000.5294. RESULTADOS: Os profissionais de saúde utilizaram o programa saúde na escola para esclarecer temas voltados à sexualidade como gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis o que favoreceu a procura dos adolescentes na unidade de saúde. Também, a realização de ações intersetoriais foi discutida pelos profissionais como uma oportunidade de aproximação desse grupo a partir da educação em saúde, o que possibilita extrapolar o campo da saúde. E a necessidade de articulação com a escola para conhecer a realidade dos adolescentes inseridos neste espaço para desenvolver ações concretas que atinjam essa população foi apontada como indispensável para o acesso. CONCLUSÕES: Identifica-se que o acesso dos adolescentes aos serviços de saúde tem sido pautado pela educação em saúde a partir de temáticas sobre sexualidade, entretanto nota-se desafios para consolidar esse grupo. Assim, é preciso que os profissionais desenvolvam práticas de saúde específicas que contemplem o adolescente na unidade básica de saúde.