Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título VIVÊNCIAS ACADÊMICAS EM UM MUNICÍPIO DO AMAZONAS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Autores
VALERIE KISCHENER GOMES (Relator)
MARIA ALEX SANDRA DA COSTA LEOCÁDIO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Os estágios e as vivências são métodos que vem tornando muito mais fácil o aprendizado, pois o aluno experimenta e captam novas experiências mais rapidamente quando vivenciam o cotidiano. O projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) é uma proposta do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida e outras organizações, que permite aos estudantes de nível superior experienciar o dia-a-dia da realidade do Sistema Unico de Saúde (SUS), para ampliar o conhecimento prático-cientifíco dos acadêmicos, promovendo conexões entre os serviços do SUS, instituições de ensino e movimentos sociais, assim contribuindo na implementação de políticas públicas em diferentes locorregiões. OBJETIVO: Relatar através das vivências em Itacoatiara pelo Projeto VER-SUS, o conhecimento adquirido e a importância do SUS para a formação dos acadêmicos de ensino superior. METODOLOGIA: Para melhor compreensão da realidade dos ambientes de saúde vivenciado no município de Itacoatiara /AM, no período de 07 a 14 de março de 2015. Assim visando captar nos diferentes cenários, discursos e olhares, utilizou-se o método de Escuta Sensível. RESULTADOS: Em relação ao entendimento do contexto vivido, evidenciou-se que na atenção secundária e terciária, ainda há um distanciamento sobre o que é preconizado pelo ministério da saúde para a realidade no município de Itacoatiara, pois este ainda é dependente de Manaus para realização de determinados exames e procedimentos de alta complexidade. Contudo, a atenção primária a saúde no município é completa e bem desenvolvida, pois atende a população rural e urbana com eficácia. Através destas experiências foi possível reconhecer a relevância das vivências e estágios na realidade do SUS para a formação crítica de estudantes e futuros profissionais sensíveis às questões sociais, pois possibilita aos acadêmicos identificarem de perto não apenas os desafios e pontos negativos, mas também os pontos positivos e fortes do SUS, permitindo a compreensão de como cada cidadão pode ajudar para melhoria gradual do sistema de saúde brasileiro. CONCLUSÃO: As vivências proporcionam um amadurecimento de conceitos e assim se consolida como um instrumento de formação profissional que permite novas formas de interação e diálogo na construção do conhecimento, instigando olhares críticos para o reconhecimento de ações dialógicas transformadoras sobre a realidade do SUS.