Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título METODOLOGIAS ATIVAS NA GESTÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIENCIA ACADÊMICA
Autores
VALERIE KISCHENER GOMES (Relator)
ANA PAULA PESSOA DE OLIVEIRA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O modelo de metodologias ativas como forma de ensino e aprendizado vem se tornando uma demanda para os alunos de ensino superior, por se mostrar um método inovador, tendo como objetivo formas alternativas no modo de ensinar, tornando o aprendizado mais fácil e claro. A gestão em enfermagem faz parte do cotidiano do profissional enfermeiro em todas as áreas de atuação e necessita ser muito bem trabalhada com os acadêmicos no processo ensino-aprendizagem, para tal a utilização de metodologias ativas são técnicas que facilitam a imersão do acadêmico nesse cenário. OBJETIVO: O objetivo deste estudo é o de relatar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos de enfermagem frente a utilização da metodologia da problematização. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de uma acadêmica da disciplina de Gestão em Saúde/Enfermagem, que idealizou a utilização da metodologia da problematização, através da encenação de situações problema emergidas da experiência profissional da docente ministradora da disciplina, disponibilizadas em cartões. RESULTADOS: Os acadêmicos trabalharam as situações problema em pequenos grupos de uma forma interativa, debatendo cada situação de uma maneira reflexiva através da compreensão da realidade para mapeamento do diagnóstico, em seguida da identificação de nós críticos e o levantamento de estratégias para solução desses. Os acadêmicos se lançaram no mundo do teatro para mostrar nas encenações o mergulhar em cada contexto de gerenciamento vivenciado no dia a dia do profissional enfermeiro. A maioria dos grupos conseguiu pensar em soluções eficazes e efetivas para cada problemática debatida. CONCLUSÃO: As experiências vivenciadas na disciplina de gestão em enfermagem com a utilização de uma das metodologias ativa contribuiu para um olhar de valorização do novo no processo de ensino-aprendizado e da capacidade criativa e autônoma dos acadêmicos e futuro gerentes de saúde.