Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título PROMOVENDO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ALOJAMENTO CONJUNTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MICARLA PRISCILA SILVA DANTAS (Relator)
MILENA GABRIELA DOS SANTOS SILVA
FLÁVIA ANDRÉIA PEREIRA SOARES DOS SANTOS
JANAÍNA MICAELE DOS SANTOS SILVA.
ALEXANDRA DO NASCIMENTO CASSIANO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A educação em saúde representa uma estratégia importante para construção, veiculação do conhecimento e consolidação de identidades sociais. Almeja fortalecer a consciência crítica de nossos clientes, de modo a incentivá-los ao autocuidado. OBJETIVO: Relatar a experiência de enfermeiros na implementação de uma ação educativa no alojamento conjunto do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB). METODOLOGIA: Relato de experiência de uma ação educativa desenvolvida por residentes de enfermagem junto as puérperas admitidas no alojamento conjunto do hospital em apreço. Para tanto, utilizou-se como proposta metodológica uma abordagem com ênfase no Método Participativo e na técnica da dinâmica de grupo, por meio de um jogo educativo, no formato de “batalha naval”. Esta ação se estabeleceu em três etapas distintas, a saber: planejamento, execução da ação e avaliação da metodologia adotada. RESULTADOS: Planejamento - A atividade lúdica foi planejada pelas residentes de enfermagem na perspectiva de empoderar as mulheres quanto ao banho do recém-nascido, higienização do coto umbilical, benefícios do aleitamento materno e do banho de sol, relevância da imunização, utilização de métodos contraceptivos e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil na Estratégia de Saúde da Família (ESF). O jogo de “batalha naval” foi construído com três colunas (em números), quatro linhas (em letras) e doze barquinhos coloridos onde foram colocadas perguntas e/ou afirmações com as temáticas supracitadas. Execução da ação – A ação foi executada com doze puérperas admitidas no alojamento conjunto. Cada participante pôde optar por um número e uma letra que, por sua vez, caracterizaria a escolha de um barco. Caso a embarcação possuísse algum questionamento, a puérpera poderia respondê-lo, beneficiando-se com um brinde. Avaliação da metodologia adotada – a equipe de enfermagem avaliou como efetiva a abordagem metodológica empregada na ação, uma vez que, permitiu a interação/diálogo/troca de saberes entre os profissionais e suas clientes. CONCLUSÃO: O jogo educativo enquanto estratégia para educação em saúde contribuiu para ampliar o conhecimento das puérperas, bem como para incentivar a utilização de tecnologias simplificadas, acessíveis e artesanais pela enfermagem, suscitando também, o desejo de ousar e/ou criar novas tecnologias leves para o cuidado.