Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título COMUNICAÇÃO ENFERMEIRO-CLIENTE NA CONSULTA GINECOLÓGICA
Autores
LIVIA CATUNDA ALMEIDA (Relator)
KAROLINY COSME PIMENTA
NARA PRISCILA DE OLIVEIRA PEREIRA
NAYARA DA SILVA ARRUDA
GRACYELLE ALVES REMIGIO MOREIRA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Comunicação não se refere somente ao conteúdo, mas também aos sentimentos e emoções que as pessoas podem transmitir em suas relações interpessoais, sendo considerada um importante instrumento para se estabelecer um relacionamento terapêutico enfermeiro-cliente. Objetivo: Descrever o processo de comunicação enfermeiro-cliente durante realização de consultas ginecológicas. Metodologia: Trata-se de um trabalho descritivo, na modalidade relato de experiência, realizado durante estágio acadêmico de Enfermagem em Saúde Sexual e Reprodutiva, realizado em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, nos meses de março a maio de 2015, em Fortaleza, CE. A consulta ginecológica de Enfermagem englobou anamnese, exame clínico de mamas e coleta citopatológica do colo do útero. Resultados: Antes das consultas, realizou-se uma atividade de educação em saúde com as mulheres na sala de espera para o atendimento sobre os temas: importância e periodicidade do exame Papanicolau; e relevância do autoexame das mamas. As mulheres reconheceram a importância do exame Papanicolau, porém algumas delas não o realizavam a mais de três anos ou nunca tinham feito. O autoexame das mamas foi o assunto que mais atraio as clientes, pois muitas achavam desnecessário fazê-lo. Esse primeiro momento mostrou-se importante para o estabelecimento de uma comunicação eficaz, pois possibilitou a aproximação das clientes com os profissionais, favorecendo o sentimento de segurança e confiança nas mulheres. Posteriormente, de forma individual, realizou-se a anamnese, o exame clínico das mamas e a consulta ginecológica. Em todas essas etapas, a cliente foi estimulada para esclarecer suas dúvidas e expor suas experiências. Ao final de cada atendimento foram repassadas orientações sobre o planejamento familiar e sua importância para a saúde da mulher. As mulheres se sentiram confortáveis em falar sobre seus medos e fragilidades psicológicas, além de mencionarem terem tido um atendimento de qualidade, rompendo com a relação profissional-cliente assimétrica, mecanizada e desconfortável. Conclusão: A consulta ginecológica baseada na comunicação humanizada revelou-se positiva e mostrou que muitas clientes requerem, além de um cuidado físico, um atendimento voltado para os aspectos subjetivos. Dessa forma, o enfermeiro deve promover uma comunicação eficaz com os clientes a fim de atender as suas necessidades na perspectiva integral.