Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título SINAIS DE AUTISMO NA INFÂNCIA: DETECÇÃO PRECOCE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Autores
FRANCIDALMA SOARES SOUSA CARVALHO FILHA (Relator)
NAJRA DANNY PEREIRA LIMA
GIANCARLOS DE SOUSA LIMA
JANDERSON CASTRO DOS SANTOS
MARCUS VINICIUS DA ROCHA SANTOS DA SILVA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Monografia

Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Autismo é um problema global do desenvolvimento, caracterizado por alterações qualitativas nas interações sociais recíprocas e modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, repetitivo e estereotipado. Apresenta maior prevalência no sexo masculino e na maioria dos casos, manifesta sintomas nos primeiros três anos de vida da criança. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento e as práticas de enfermeiros e médicos atuantes na Atenção Primária à Saúde acerca do acompanhamento do desenvolvimento infantil, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo avaliativo, exploratório, com abordagem mista, qualiquantitativa. O cenário desta investigação foram as Unidades Básicas de Saúde do município de Caxias-MA. A coleta de informações ocorreu mediante a realização de uma entrevista semiestruturada e também por meio da aplicação de um formulário estruturado a 85 médicos e enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS). Após a realização e transcrição das entrevistas, as respostas foram submetidas à Análise de Conteúdo, optando-se pela Análise Temática. Os dados quantitativos, oriundos dos formulários, foram digitados no software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS, e, posteriormente foram consolidados por meio das técnicas de estatísticas descritivas, procedendo-se a discussão dos achados com base na literatura produzida sobre o tema. Verificaram-se que 79% dos sujeitos não sabem descrever os sinais de alerta para o Autismo; 76,5% não utilizam instrumentos de triagem para detecção precoce de sinais de atraso no desenvolvimento. Quanto aos dados qualitativos, criaram-se três Categorias: Identificação de atraso de desenvolvimento e conduta realizada; Uso de instrumentos de triagem para identificar atraso no desenvolvimento; Sinais sugestivos de Transtorno do Espectro do Autismo. Enfatiza-se a necessidade de enfermeiros, médicos e demais profissionais da Atenção Primária desenvolverem ações que possibilitem o diagnóstico precoce de atrasos no desenvolvimento, sobretudo quanto aos sinais de Autismo, além de fazerem o acolhimento desse paciente e da família e acompanhamento da evolução do caso.