Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Autores
MIKAEL LIMA BRASIL (Relator)
LAÍS VASCONCELOS SANTOS
MARIA VIVIANE DA SILVA GUEDES
THALYS MAYNNARD COSTA FERREIRA
ALAN DIONÍZIO CARNEIRO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: Educação e Saúde são dois campos de atuação que se comportam como um componente sinérgico para o desenvolvimento das atividades de Enfermagem, uma vez que a partir da fundamentação do cuidado em suas diversas nuances, compreende-se a pluralidade que a implementação de ações educativas proporcionam para o alcance da saúde em seus diversos aspectos. É nesta perspectiva que a Educação Popular em Saúde se apresenta em um contexto de reflexão das práticas a partir de um norte condicionado pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS), como também pela herança bibliográfica deixada por Paulo Freire. OBJETIVO: Refletir implicações da PNEPS para a formação de profissionais de Enfermagem a partir da perspectiva pedagógica de Paulo Freire. METODOLOGIA: Trabalho de cunho bibliográfico e reflexivo produzido a partir da PNEPS, de obras freireanas e do Caderno de Educação Popular em Saúde. Esta produção foi organizada em dois eixos reflexivos para uma melhor compreensão da problemática: “Organização da PNEPS” e “Implicações no processo de formação dos profissionais de Enfermagem”. RESULTADOS: Observou-se que a estruturação da PNEPS aponta em seus princípios, diretrizes e dimensões possibilidades que podem contribuir para uma formação consolidada na ótica do cuidado sistematizado e do acolhimento. Parece a Extensão Universitária ser um dos pilares afins e mais transparentes a PNEPS que sustentam a formação, e congrega a necessidade de romper as barreiras da academia para uma melhor inclusão do papel social de uma instituição de ensino superior e da própria Enfermagem como ciência e Práxis. CONCLUSÃO: compreendendo o mundo em suas diversidades e subjetividades, que carregam uma significativa e importante riqueza de conhecimentos, virtudes e dúvidas, que a formação profissional em Enfermagem entende a essência do cuidado e da Educação Popular em Saúde como ferramenta capaz de construir caminhos que falem duas línguas: a da ciência e a do povo.