Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ADMINISTRAÇÃO SEGURA DE MEDICAMENTOS: A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO
Autores
LUCELIA MARIA CARLA PAULO DA SILVA DUARTE (Relator)
LUCÉLIA MARIA CARLA PAULO DA SILVA DUARTE
WILTON RODRIGUES DE MEDEIROS
QUÊNIA CAMILLE SOARES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A insegurança no sistema de medicação é um problema de saúde pública que além dos danos à saúde do paciente, gera prejuízo econômico por custos desnecessários, visto que os erros são evitáveis. OBJETIVO: Descrever a experiência do desenvolvimento de uma oficina de educação permanente para a segurança na administração de medicamentos. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado em um hospital universitário do interior do Rio Grande do Norte. O público-alvo foi a equipe de enfermagem composta por 32 colaboradores. A oficina utilizou como base pedagógica a Teoria da Problematização, seguindo os passos: 1) Em sub-grupos, os participantes avaliaram as práticas de administração de medicamentos por meio de fotografias oriundas do próprio serviço; 1a) Cada sub-grupo identificou, em cartaz, os principais problemas/ insegurança constatados na sua respectiva fotografia; 1b) Os sub-grupos indicaram soluções/ barreira de segurança para cada problema identificado; ao final, 2) Cada participante foi convidado a selecionar e afixar em cartaz uma palavra que sintetizasse o principal cuidado de enfermagem para a segurança na administração de medicamento; em seguida, foi convidado a rememorar um incidente vivenciado enquanto profissional, paciente, e pessoa. RESULTADOS: Os participantes identificaram três categorias referentes aos problemas: (R-1) Riscos associados a negligência quanto a organização no processo de administração de medicamento; (R-2) Riscos associados a imperícia na administração de medicamentos; e (R-3) Riscos associados a escassez de materiais/insumos e infraestrutura inadequada para o preparo de medicamento. As soluções/ barreira de segurança indicadas aglomeram-se em quatro categorias: (S-1) Biossegurança, (S-2) Práticas baseadas em evidência, (S-3) Emponderamento do paciente, (S-4) Infraestrutura e insumos. Em relação à palavra síntese, as mesmas foram agrupadas, posteriormente, em três categorias conforme seu sentido denotativo: (P-1) o conhecimento técnico- científico; (P-2) a verificação das etapas do processo; (P-3) a humanização do cuidado. CONCLUSÃO: A oficina proporcionou momentos de reflexão acerca das práticas assistenciais e gerenciamento de seus riscos, além de tornar os participantes sujeitos ativos na busca de soluções das problemáticas. Ademais, recomenda-se, a partir dessa experiência, a educação permanente como estratégia fomentadora de práticas seguras baseadas em evidências científicas e boas condutas.