Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA SEGUNDO RELATOS DE PUÉRPERAS
Autores
DÉBORA MARTINS WERKEMA (Relator)
VAMBERTO OLIVEIRA DE AZEVEDO MAIA
JOSINEIDE PEREIRA DA SILVA
WELLBER DRAYTON GALDINO
GISELE RAIANE ALVES DA SILVA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
O parto é um evento esperado pela gestante e seus familiares. A assistência sensível e humanizada assegura às mulheres um forte sentimento de confiança e segurança no partejo e nos cuidados com seu filho. Muitas mulheres relatam a experiência como sendo maravilhosa e transformativa, fazendo com que se sintam capazes de desempenhar plenamente seu novo papel de mãe. De acordo com a literatura, a avaliação da qualidade dos serviços de saúde pode fundamentar-se em três aspectos: estrutura, processo e resultados. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi identificar o grau de satisfação do atendimento oferecido a puérperas em um hospital de referência para maternidade em relação ao pré-natal, triagem obstétrica, pré-parto, sala de parto, pós-parto, alojamento conjunto, cuidados perinatais e o atendimento das expectativas quanto ao parto. Foram entrevistadas 200 puérperas com idade entre 10 e 50 anos, com tempo de permanência hospitalar diversos. Tratou-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, aplicando um questionário composto por 11 perguntas objetivas mas com espaços para comentários, avaliando os setores e instituição de maneira geral, quanto a estrutura física e satisfação com o cuidado prestado. Percebeu-se que a maioria das respostas classificou o atendimento nos setores como “bom” e “regular” e as principais reclamações apontavam para falta de higiene, calor excessivo e falta de atenção por parte dos profissionais. Destacou-se a satisfação com os cuidados perinatais, onde apenas uma puérpera classificou como "ruim" e nenhuma como "péssimo", além de ter havido um número elevado de respostas "excelente". O estudo também apresentou fragilidade no conhecimento das puérperas a cerca do parto humanizado. A pesquisa mostrou que, apesar das dificuldades encontradas em uma maternidade pública, o nível de satisfação com o atendimento apresentou-se elevado o que está associado às expectativas das pacientes em relação ao seu parto. Desta maneira entende-se que é imprescindível o comprometimento por parte da equipe de saúde em promover um atendimento de qualidade baseado em padrões estabelecidos, a fim de alcançar a satisfação por parte de seus usuários.