Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título CONVERSANDO E PARODIANDO SOBRE HANSENÍASE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ANNE KEROLLEN PINHEIRO DE CARVALHO (Relator)
CARLA GABRIELLE DA COSTA GONÇALVES
DAIANE DE SOUZA FERNANDES
LEONARDO SILVA DA COSTA
NATÁLIA COUTINHO DE LIMA
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa com evolução lenta e de baixo poder patogênico, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, parasita intracelular com predileção pela célula de Schwanne na pele. Ações de educação em saúde que envolvam a temática são de fundamental importância para o controle e diagnóstico precoce da patologia.Objetivos: Aprimorar o conhecimento dos usuários da sala de espera de uma Unidade Municipal de Saúde, sobre as principais dúvidas referentes à hanseníase. Metodologia: A ação educativa foi uma avaliação da atividade curricular de Atenção Integral a Saúde do Adulto Idoso realizada por alunos do terceiro semestre da Universidade Federal do Pará. Optou-se pelo tema da Hanseníase, por vivenciar nas práticas da referida Unidade uma quantidade significativa de usuários em tratamento. Para a ação educativa, foi elaborada uma cartela de medicação, feita em papel cartão, semelhante à de um paciente com hanseníase paucibacilar. As cartelas continham trinta envelopes, que representava cada comprimido do blister, estes envelopes continham perguntas sobre o conceito, transmissão, sintomas, tratamento e curiosidades da hanseníase, sendo que em três envelopes havia notas musicais para serem cantadas junto com os usuários. A música era uma paródia que falava acerca do assunto. Os envelopes enumerados eram escolhidos pelos usuários para tornar a ação mais interativa. Foram distribuídas cópias da paródia para os usuários cantarem a mesma. Resultados: Os usuários da sala de espera da UBS-Guamá tiveram a oportunidade de aprender e compartilhar conhecimento acerca da doença e suas implicações na saúde, realizando questionamentos a respeito de suas dúvidas sobre a mesma, quanto os aspectos clínicos das manchas, o modo de transmissão dentre outras. Deste modo, os usuários contribuíram com suas próprias vivências e conhecimentos sobre a doença. Assim, houve uma troca de conhecimento entre acadêmicos e os usuários da sala de espera. A ação também proporcionou alegria e diversão, por ser a música cantada por todos, desvinculando assim da rotina de cartazes e palestras em geral. Conclusão: A ação educativa proporcionou experiência e conhecimento, sendo gratificante poder ser retribuído com olhar de atenção e interesse pelo assunto. As ações educativas e de prevenção, aliadas ao atendimento da atenção básica, são fundamentais para a resolução de problemas de saúde da população.