Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES NA GRAVIDEZ: OLIGOÂMNIO E SUAS ETIOLOGIAS
Autores
JOICE FRANÇA ARAÚJO (Relator)
ANNA PAULA ALVES DE ALMEIDA
IOLANDA GRAEPP FONTOURA
CARMILENE ALENCAR PEREIRA BATISTA
ADRIANA GOMES NOGUEIRA FERREIRA
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
O líquido amniótico (LA) desempenha importante função no crescimento e desenvolvimento fetal, circunda e protege o feto na cavidade amniótica, permitindo-lhe espaço para movimento e protegendo-o de traumatismos externos. A diminuição do líquido amniótico chamada de oligoâmnio, cujos valores se apresentem inferiores a 500 mL na cavidade amniótica, implica agravos maternos e fetais, assim deve-se ter atenção especial uma vez que sua etiologia é proveniente de outras complicações da gestação como: amniorrexe prematura, insuficiência placentária e malformação geniturinária, combinadas ou isoladas. Com o objetivo de promover ações educativas sobre oligoâmnio, realizou uma pesquisa-ação como parte das atividades do Projeto de Extensão: Sala de espera de gestantes: espaço de desconstrução e reconstrução de saberes e práticas em saúde do curso de enfermagem da UFMA-Imperatriz-MA em maternidade de referência de Imperatriz-MA, onde são desenvolvidas ações de educação em saúde. As atividades foram realizadas de fevereiro a abril de 2014 em quatro enfermarias destinadas às gestantes com diagnóstico de oligoâmnio, participaram do estudo 50 participantes incluindo gestantes e acompanhantes. Os conteúdos contemplados foram: conceito, manifestações clínicas, complicações, tratamento e medidas profiláticas de forma dialógica de acordo com os pressupostos de Paulo Freire. Os aspectos éticos foram respeitados. A educação em saúde como medida de cuidado auxiliou as gestantes no que consiste ao conhecimento sobre sua patologia, (des)construindo e (re)construindo saberes, pois foi identificado que a falta de informações sobre práticas de cuidados pessoais, como a higiene íntima, que predispõe a multiplicação de bactéria na vagina, fator determinante de complicações para a gestação. Durante as atividades educativas de modo dialógico com as participantes, a metodologia utilizada possibilitou que as gestantes e acompanhantes interagissem expressando suas dúvidas, ansiedades e medos referentes á sua patologia. Assim sendo a educação em saúde possibilita a interação entre estudantes, profissionais, gestantes e acompanhantes, por ser um espaço dialógico, favorável para tirar dúvidas e adquirir conhecimentos. É importante ressaltar que as participantes podem ajudar outras através do conhecimento adquirido, sendo protagonistas, como também a experiência contribuiu de forma singular para a formação de acadêmicos de enfermagem na área de saúde da mulher em especial no período gravídico.