Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título ORIENTAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
JOYCIMARA DA SILVA SALES DE MEDEIROS (Relator)
FÁBIA BARBOSA DE ANDRADE
DANIELLE UMBELINO DE SOUZA
ELIONARA SILVA DE LIMA
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A educação em saúde tem sido cada vez pautada como uma prioridade na agenda das politicas públicas. Diante dessa realidade, os adolescentes passam a compor um grupo exposto aos riscos sociais e da vulnerabilidade. OBJETIVO: Discorrer sobre as ações educativas com os adolescentes participantes com foco na orientação sexual, quanto às transformações biopsicossociais deste período. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade de extensão universitária do projeto Educandário do Adolescer, realizado por alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, tendo como tema a prevenção e orientação sobre a sexualidade nos adolescentes matriculados nas escolas públicas da cidade de Santa Cruz/RN. RESULTADOS: Para iniciar as intervenções, foi preciso estabelecer um ambiente de confiança realizado rodas de conversas; depois desta etapa, foram realizadas aulas expositivas sobre sexualidade e métodos contraceptivos. Depois de cada ciclo de palestras nas escolas foram realizados atendimentos de Enfermagem com os adolescentes, abordando as principais queixas, peso, altura, índice de massa corporal e anamnese; se um adolescente apresentar maiores queixas ele será encaminhado para a Clínica de Enfermagem. Com as intervenções e o atendimento de enfermagem pode-se observar a participação social dos adolescentes como sujeitos ativos no processo de mudança da sociedade, e no processo saúde-doença e ainda o desejo de participação como multiplicadores de conhecimento e habilidades nas atividades de prevenção de agravos. CONCLUSÃO: Nessa perspectiva pode-se concluir com o projeto que é necessário à criação de ambientes que proporcionem ações educativas e saudáveis, para que os jovens e adolescentes foquem as energias próprias da idade para a realização de atividades lúdicas e/ou úteis, que possam funcionar como um fator protetor para a sua qualidade de vida.