Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE INFANTIL
Autores
MARIA DE FATIMA R. DA COSTA (Relator)
KATIANNE MONIQUE DA SILVA GUILHERME MEDEIROS
AURICELIA REGES DE MELO
MARIA ISABEL SILVA GUILHERME
ZULEIKA DANTAS DO VALE TAVARES
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Pesquisa

Resumo
A infância é uma fase bastante importante para o desenvolvimento humano, tanto nos aspectos biológicos, psicossociais e cognitivos. O adoecimento e a hospitalização da criança provocam uma série de mudanças na sua vida, incluindo sentimento de abandono da família, perda da identidade e menor autonomia com restrição de suas atividades antes habituais. O interesse em abordar o tema surgiu em decorrência de a hospitalização afetar o desenvolvimento psicomotor da criança, interferindo na sua qualidade de vida. As crianças ficam com suas relações restritas ao contato com a equipe de saúde e os seus acompanhantes. Com isso, seu desenvolvimento pode ficar prejudicado se não houver condições adequadas para se desenvolverem os conteúdos presentes na zona de desenvolvimento imediato ou próximo da criança. O objetivo da pesquisa é promover o conhecimento aos profissionais de diversas áreas sobre o impacto da hospitalização para o desenvolvimento psicomotor infantil. Trata-se de uma revisão de literatura e foi realizada considerando os materiais disponíveis em periódicos indexados na Base de Dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), que abordasse a temática “O Desenvolvimento Psicomotor da criança hospitalizada”, com recorte temporal no período de 2003 a 2013. Como resultados tem-se que as crianças conhecendo o significado de suas doenças e das demais crianças hospitalizadas podem ajudar no esclarecimento de dúvidas sobre as formas de tratamento e possíveis formas de prevenção. O processo doloroso que as crianças enfrentam na hospitalização torna-se menos sofrível quando elas brincam e dramatizam a situação. E os maiores exemplos descritos foram com relação às atividades lúdicas com as crianças hospitalizadas, onde estas expressam por meio de jogos, dramatizações e desenhos, os seus anseios, angústias e conseguem perceber o que está ocorrendo a sua volta. Nesse sentido, o papel educacional aliado à brincadeira, surge como uma importante referência à infância no contexto hospitalar, pois, quando aprende brincando, as crianças resgatam a vivência que lhe fora tirada, mesmo que temporariamente, em função da doença. Então, a educação no hospital resgata a autoestima da criança, por meio do fortalecimento dos seus desejos e ações diante de procedimentos médicos invasivos e dolorosos.