Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título PRÓ/PET-SAÚDE REDE PSICOSSOCIAL: A ESCUTA COMO INSTRUMENTO FORTALECEDOR NA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS
Autores
ANA MAYARA GOMES DE SOUZA (Relator)
DAISY VIEIRA DE ARAÚJO
REGIANE MARTHA DANTAS
RANYELLE DA SILVA MUNIZ
EMELYNNE GABRIELLY DE OLIVEIRA SANTOS
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, sendo considerado pelo Ministério da Saúde (MS) um grave problema de saúde pública. Sabendo-se disso, o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) Rede de Atenção Psicossocial foram implantados no município de Santa Cruz-RN, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (UFRN/FACISA), permitindo aos universitários uma maior aproximação com o serviço e a comunidade, sendo as escolas do município um dos principais focos de intervenção. OBJETIVO: Relatar a experiência de um grupo de alunos, bolsistas e voluntários dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da UFRN/FACISA, participantes do PRÓ/PET-Saúde, acerca de ações com abordagem sobre o uso de drogas, com adolescentes do 8º ano de uma escola do município de Santa Cruz-RN. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, ancorado no relato de experiência. Inicialmente, foram realizadas atividades lúdicas e interativas, possibilitando aos alunos uma maior aproximação com os mediadores. Posteriormente, foi aberto um momento para escuta, de modo que os alunos foram estimulados a expressar o conhecimento sobre o tema e relatarem suas possíveis vivências com a temática. Aconteceram 5 (cinco) encontros, realizados no mês de abril de 2014, com participação de 7 (sete) alunos em todos os encontros, sendo 6 (seis) meninos e 1 (uma) menina. RESULTADOS: Os alunos foram ativos durante os encontros, mostrando-se conscientes sobre os malefícios do uso de drogas. Ademais, expuseram suas vivências e dúvidas relacionadas à temática, mostrando-se satisfeitos diante do momento de escuta proposto, uma vez que relataram a deficiência da escola, principalmente, em oportunizar momentos como esse, assim como no ambiente familiar, demonstrando, com isso, interesse em participar de outros encontros. CONCLUSÃO: Dessa forma, as ações contribuíram para uma melhor compreensão das aflições vivenciadas pelos adolescentes no contexto em questão, mostrando que se faz necessária a implantação de momentos de escuta entre alunos, professores e família, de modo a contribuir, através da comunicação, para prevenção do uso de drogas. Com isso, percebe-se que a escola é um sujeito ativo nesse processo, tendo em vista que a falta de diálogo no ambiente familiar ainda se faz presente nos dias de hoje.