Introdução: A adoção de práticas de simulação torna-se cada vez mais presente como ferramenta de ensino e sendo esta de caracterização dinâmica permite aos alunos uma promoção de aprendizado mais significativo o que garante aquisição de habilidades psicomotoras fundamentais. Objetivo: Relatar, na perspectiva discente, a aquisição dos conhecimentos e habilidades em meio a um laboratório de simulação. Metodologia: Relato de experiência vivenciado na disciplina de Semiologia e Semiotécnica e Fundamentação Básica I da Universidade Federal do Piauí, no período de novembro de 2013 a março de 2014, realizado no laboratório de simulação do departamento de enfermagem da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Resultados: Consolidação de conhecimentos teóricos e práticos, materialização de atividades de liderança, desenvolvimento e exercício de habilidades que auxiliaram na transmissão de conhecimentos. Conclusões: O exercício da monitoria permite um conhecimento diferenciado, pois garante uma maior aproximação com a teoria e as atividades práticas docentes, possibilitando assim desenvolver ações na pesquisa, ensino e extensão. |