Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título PROMOÇÃO DA SAÚDE: AÇÕES EDUCATIVAS PARA O CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
Autores
JAMISCLÉIA RODRIGUES DA SILVA (Relator)
ADRIANA GOMES NOGUEIRA FERREIRA
CICERA RODRIGUES SOUSA
RAIMUNDA SANTANA TORRES
WILMA TATIANE SOUSA MARTINS SOARES
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Pesquisa

Resumo
Atividades educativas auxiliam na promoção da saúde e melhoria a qualidade de vida, pois, são importantes na prevenção e diagnostico precoce de doenças. O objetivo deste estudo foi promover educação em saúde sobre prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero com ênfase na coleta do material citopatológico em Unidade Básica de Saúde no município de Imperatriz-Maranhão. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida como parte do projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão-UFMA: Saúde da Mulher: Prevenção do Câncer do Colo do Útero em uma Unidade Básica de Saúde, Imperatriz, Maranhão. Trabalho desenvolvido em unidade básica com 23 mulheres que realizaram o Exame Citopatológico no período de fevereiro a abril de 2014. Para a realização das atividades houve: planejamento, elaboração e organização de material didático, seguido pela intervenção educativa com aproximadamente oito mulheres em cada encontro. Destaca-se que as atividades foram realizadas de modo dialógico favorecendo a interação entre acadêmicos e participantes, desta forma percebe-se que as ações educativas minimizam dúvidas, reduzem medos, vergonha e ansiedade no momento da coleta do Papanicolaou ao utilizar de uma metodologia participativa de acordo com os pressupostos de Paulo Freire. Os aspectos éticos foram respeitados e o estudo foi aprovado pelo CEP de acordo com o C.A.A.E 20353013.8.0000.5087. Os conteúdos contemplados foram: o que é o câncer do colo do útero, sinais e sintomas, fatores de risco, importância da realização do exame preventivo, como é realizada a coleta do material citopatológico, mitos e tabus sobre o exame. As ações educativas demonstraram a importância destas na desconstrução de medos, mitos e tabus sobre a coleta do citopatológico identificados nas falas das participantes. Neste contexto percebe-se a necessidade do enfermeiro esclarecer as dúvidas existentes antes da coleta e que a metodologia proposta deve ser de modo dialógico utilizando materiais didáticos adequados e considerando o conhecimento e o universo vocabular e o contexto das mulheres. Para os acadêmicos esta experiência foi singular tendo em vista a possibilidade de associar as ações educativas como cuidados de enfermagem facilitando a troca de experiência e favorecendo a autonomia dos sujeitos tornando-os protagonistas da sua história.