Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título A MONITORIA COMO INSTRUMENTO FORTALECEDOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
IZAAC BATISTA DE LIMA (Relator)
DAÍSY VIEIRA DE ARAÚJO
EMELYNNE GABRIELLY DE OLIVEIRA SANTOS
PALOMA BATISTA COSTA
MARÍLIA DE SOUTO MEDEIROS
Modalidade Pôster
Área Cultura, política e história da enfermagem no mundo
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A vivência acadêmica pode oferecer ao universitário um leque de oportunidades para que o mesmo possa consolidar seus conhecimentos e saberes adquiridos. Por sua vez, a monitoria surge como importante estratégia de ensino e aprendizagem para a elaboração dos alicerces iniciais de uma formação acadêmica que, também, incentiva a docência em Enfermagem, oportunizando, com isso, um melhor ensino na graduação. Objetivo: Relatar a experiência de discentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, como monitores do componente curricular de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência. O projeto de monitoria foi realizado no período de 12 de fevereiro a 14 de junho de 2014, no Laboratório de Semiologia e Semiotécnica da referida instituição. Existem seis discentes monitores que desenvolvem suas atividades doze horas por semana. A monitoria consiste em promover um espaço de ensino e aprendizado realizado por alunos para outros alunos. Desse modo, foram realizadas as seguintes atividades: resoluções de casos clínicos, planejamento com o professor das aulas práticas através da elaboração de roteiros orientados à prática; apresentação do projeto em eventos culturais e científicos; preparação do laboratório de habilidades para as aulas práticas. Resultados e Discussão: A vivência na monitoria contribui para o fortalecimento do aprendizado do discente, tanto para aquele que é monitor como para o aluno participante das atividades. Isso, por sua vez, acaba por otimizar, além da troca de conhecimentos, o olhar crítico-reflexivo e a responsabilidade. Tal fato é evidenciado pelo comparecimento à monitoria; as discussões sobre as dúvidas que surgiam durante as práticas e debates sobre artigos científicos com temáticas da disciplina. Conclusão: Acreditamos que a inserção de projetos de monitoria nas instituições de ensino para o Curso de Enfermagem se faz necessária na medida em que, além de permitir ao discente um contato prévio com a vivência da docência, contribui com o processo de ensino e aprendizagem do futuro enfermeiro, além de estimulá-lo a um olhar crítico, reflexivo e questionador sobre o processo saúde-doença e a própria formação. O projeto revelou um impacto satisfatório das ações propostas entre os discentes participantes, o que concorre para o fortalecimento da formação em Enfermagem no país e na região.