Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE REFERÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
TÁSSIO BRENO DE SOUSA LOPES LAVÔR (Relator)
SÔNIA MARIA DE ARAÚJO CAMPELO
BRUNA FERNANDES ALMEIDA
SIMONE FERNANDES ALMEIDA
TATIANA RAMOS SILVA
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: No intuito de assegurar a sobrevivência das instituições no cenário atual das organizações em saúde, o processo de Acreditação Hospitalar é um método de consenso, racionalização e ordenação dos serviços hospitalares e, principalmente, de educação permanente dos seus profissionais, que se expressa pela realização de um procedimento de avaliação dos recursos institucionais, garantindo a qualidade da assistência por meio de padrões previamente estabelecidos. OBJETIVO: Relatar a experiência de implantação do processo de Acreditação Hospitalar. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, em um Hospital Público e de Ensino de referência do estado em Teresina-PI, feito por acadêmicos de enfermagem inseridos na instituição por meio de projeto de extensão. RESULTADOS: Em 2012 começou a preparação do Hospital Getúlio Vargas (HGV) para o processo de Acreditação Internacional da Joint Commission Internacional (JCI), conduzido pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) que visitou o hospital e pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Foi o primeiro hospital público no Piauí a participar do processo, que faz parte do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos no país selecionado pelo Ministério da Saúde. O HGV vem trabalhando nos últimos dois anos, em sua reestruturação e modernização, intensificando a divulgação do projeto, com a realização de reuniões e educação em saúde junto aos colaboradores dos diferentes setores. Para obter o selo de Acreditação da JCI, o hospital vem corrigindo lacunas para atingir padrões internacionais de qualidade e segurança do paciente, com atividades de educação permanente perfilando as rotinas, procedimentos e na construção de protocolos, com a participação coletiva dos trabalhadores. Foram definidos 31 indicadores, focados nos aspectos administrativos e no processo do cuidado ao paciente. Em 2014, houve outra visita de auditores à instituição, conseguindo 58% de conformidade nos seus processos de trabalho, onde em 2012 era de 32%. Ressalvamos avanço principalmente nas áreas de cuidado ao paciente, produção de acervo de documentos e na Central de Material que vem utilizando protocolos adequados. CONCLUSÃO: A qualidade na assistência vem melhorando, por meio de uma padronização definida, onde o usuário é o grande beneficiado, pois passa a contar com serviços sistematizados, aumentando a segurança e a qualidade no atendimento, sendo assim, norteador dentro do estado, reconhecido como um centro de referência em saúde.