Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título AÇAO EDUCATIVA SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Autores
ERICA MARIANA BORGES DOS REIS (Relator)
VALÉRIA ARAÚJO BARROS
SUELEM DA COSTA CHAVES
EVELYNE TEIXEIRA DE SOUZA
SIMONE CRISTINA DA COSTA LOBATO
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O câncer de colo do útero é uma doença de evolução lenta, sendo o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, sobretudo acima dos 25 anos. O principal agente da enfermidade é papilomavírus humano (HPV), apresentando aproximadamente 500 mil casos novos por ano no mundo, sendo responsável pelo óbito de 230 mil mulheres por ano. Objetivos: Este trabalho objetiva relatar a experiência das acadêmicas integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde- PET-SAÚDE (REDES DE ATENÇÃO) da Universidade Federal do Pará-UFPA com as gestantes que realizam pré- natal de alto risco na Unidade de Referência Especializada Materno Infantil- UREMIA Belém/PA. Metodologia: O trabalho se trata de um relato descritivo sobre atividades de educação em saúde desenvolvidas por quatro acadêmicas pertencentes ao PET, acerca do tema prevenção do câncer de colo cérvico-uterino na UREMIA, em Belém-Pa, no mês de Abril de 2014. As rodas de conversa aconteceram uma vez por semana (4° feira) de 14:00 as 16:00 horas. Iniciava com a apresentação do grupo PET e o acolhimento das gestantes que estavam na sala de espera de consultas agendadas pertencentes ao pré-natal de alto risco. Em seguida questionávamos sobre seus conhecimentos acerca da importância do exame preventivo, diagnostico, fatores de risco, prevenção, sintomas e tratamento do câncer de colo uterino. Posteriormente mostrávamos o material para realização do exame preventivo e utilizávamos cartazes com explicações sintetizadas sobre do tema. Distribuímos um folder (tecnologia educativa) confeccionado com base em literatura científica e de maneira clara e objetiva. Após a leitura recebemos as dúvidas e curiosidades acerca do tema trabalhado. Resultados: observamos intensa troca de conhecimentos, ou seja, recebemos o conhecimento do senso comum ofertado pelas gestantes que participaram das rodas de conversa e repassamos o conhecimento científico através da fala das acadêmicas, identificamos e esclarecemos suas dúvidas e medos com relação ao tema. Tornando as gestantes protagonistas do seu próprio cuidado, promovendo o fortalecimento das redes de atenção à saúde. Conclusão: Verificou-se que a educação em saúde é forte aliada no objetivo de despertar mudanças de comportamento. Por intermédio dela, as usuárias do sistema de saúde podem adquirir informação, refletir sobre suas práticas, bem como sobre a importância do exame ginecológico e consequentemente realizar a prevenção do câncer de colo do útero.