Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título AS INTERFACES DA ORIENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO TCC: PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Autores
THÂMARA REGINA COSTA PEDROSA (Relator)
ANA MARIA DA COSTA TEIXEIRA CARNEIRO
JANAYNA ARAÚJO VIANA
RODSON GLAUBER RIBEIRO CHAVES
SHEILA CRISTINA TEIXEIRA FONSECA
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Monografia

Resumo
Sabe-se que, não só o ensino, mas também a pesquisa e a extensão são primordiais no processo de formação durante a graduação, cabendo ao professor uma postura multidisciplinar perante o acadêmico, para que, o foco de estudo seja amplo e continuo. Este estudo tem como foco de investigação o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC mediante as percepções dos acadêmicos do 8º período do curso de enfermagem da Faculdade do Bico do Papagaio - FABIC.O interesse por este estudo partiu-se pela necessidade de conhecer como o acadêmico do 8º período do curso de enfermagem da FABIC enxerga o TCC e a figura do professor orientador dentro desse contexto. Tem por objetivo, verificar as percepções dos acadêmicos do 8º período do curso de enfermagem da FABIC em relação ao processo de produção acadêmica, especificamente do TCC. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa. Diante disso, o instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a uma amostra de 30 acadêmicos que estavam em fase de construção do TCC no semestre letivo 2013/1 do curso de enfermagem da FABIC devidamente lotados na disciplina de trabalho de conclusão de curso em enfermagem e consequentemente engajados no desenvolvimento de uma pesquisa do tipo 429.250/2013, sendo emitido o parecer favorável para realização da pesquisa em 25 de outubro de 2013. Aos resultados verificou-se que 100% dos acadêmicos pesquisados relataram sentir dificuldade durante a elaboração do TCC. Partindo das percepções dos acadêmicos pesquisados ficou evidente que a presença do professor no exercício da orientação é de suma importância durante a elaboração da pesquisa como prática inerente ao TCC e, como um ser fundamental e contribuidor para a formação de acadêmicos enquanto incipientes pesquisadores. Logo, almeja-se que o estudo proposto contribua para suscitar uma maior ênfase em relação ao papel do professor no exercício da orientação e, sobretudo que favoreça um maior conhecimento sobre as opiniões dos acadêmicos relacionadas a pratica do TCC enquanto pesquisa. Espera-se também que a temática investigativa abordada instigue questionamentos e com isso a construção de novas pesquisas.