Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS TECNICOS DE ENFERMAGEM DA REDE E-TEC BRASIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
GIRZIA SAMMYA TAJRA ROCHA (Relator)
ALINE RAQUEL DE SOUSA
DANIELE MARTINS DE SOUSA
AUGUSTO CEZAR ANTUNES DE ARAUJO FILHO
ANNA KAROLINA LAGES DE ARAUJO
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Pesquisa

Resumo
A Rede e-Tec Brasil foi instituída pelo Decreto n.º 7.589/2011 com a finalidade de desenvolver, ampliar e democratizar o acesso a Educação Profissional e Tecnológica exclusivamente na modalidade a distância. Esta é uma ação do Ministério da Educação e tem como foco a oferta de cursos técnicos à distância, além de formação inicial e continuada de trabalhadores egressos do ensino médio ou da educação de jovens e adultos. Neste contexto, objetivou-se subsidiar a reflexão sobre a concepção da educação à distância vinculada a tutoria presencial, enquanto modalidade adequada e eficaz, para proporcionar ensino de qualidade à determinada clientela. Este estudo consiste em um relato de experiência de Tutores na modalidade presencial que atuam junto ao programa de Ensino Técnico a Distância “Rede e-Tec Brasil” do Colégio Técnico de Floriano vinculado a Universidade Federal do Piauí no Polo de Monsenhor Gil-PI atuando como tutores presenciais e acompanhando os discentes em aulas Práticas, função exercida no período de julho de 2012 a maio de 2014. A perspectiva da Rede e-Tec é a expansão e democratização da oferta de profissionalização voltada para o interior do país e também para as periferias das áreas metropolitanas orientando-se pelas necessidades de desenvolvimento econômico e social do estado. Para tanto, se deve tomar como referência as demandas dos trabalhadores por uma formação ampla e qualificada, as necessidades sociais e culturais e regionais identificados pelos estados. Acredita-se que a EAD pode constituir-se em ferramenta pedagógica adequada para qualificar profissionais que não têm acesso aos processos convencionais de ensino, viabilizando a qualificação de um grande contingente, geograficamente dispersos, sem possibilidade de afastar-se do seu cotidiano de vida e profissional diariamente. Frente à necessidade de formar estes profissionais a EAD apresenta-se como uma estratégia pedagógica eficaz e possível, mostra-se como uma modalidade de ensino com muitas possibilidades de desenvolvimento didático-pedagógicas e, com alunos cujo perfil revela trabalhadores com jornada significativa de trabalho, e ou estudantes que ainda estão concluindo o ensino médio, garantindo-lhes a oportunidade de uma educação profissionalizante, gerando assim maiores e melhores oportunidades no mercado de trabalho no qual o papel do tutor à distância e presencial auxilia os alunos no desenvolvimento satisfatório dos objetivos propostos e consequentemente, na sua formação.