Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título O ENSINO A DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autores
GIRZIA SAMMYA TAJRA ROCHA (Relator)
ALINE RAQUEL DE SOUSA
DANIELE MARTINS DE SOUSA
AUGUSTO CEZAR ANTUNES DE ARAUJO FILHO
DELMO DE CARVALHO ALENCAR
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Pesquisa

Resumo
A Educação à Distância (EaD) se insere na enfermagem como estratégia educacional devido ao desenvolvimento de ferramentas e recursos de comunicação, é uma estratégia da sociedade para facilitar que cada indivíduo alcance seu potencial e para estimulá-lo a colaborar com outros em ações que visam ao bem comum. O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica onde optou-se em realizar uma revisão integrativa sobre a utilização da EaD, para a elaboração desse estudo seguiu-se o percurso metodológico de 6 etapas que consiste nos seguintes passos: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa para a elaboração da revisão integrativa; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos/amostragem ou busca na literatura; definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/categorização dos estudos; avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; interpretação dos resultados; e, apresentação da revisão/síntese do conhecimento. Para conhecer melhor a contribuição dessa modalidade de ensino no desenvolvimento da enfermagem contemporânea, a partir da avaliação crítica dos estudos incluídos realizou-se a interpretação dos resultados e a apresentação da revisão integrativa constatou-se que a EaD pode ser um instrumento inovador e facilitador para o ensino da enfermagem não presencial permitindo mudança na metodologia de ensino com interatividade, liberdade e autonomia para os discentes. O ensino da enfermagem a distância apresenta uma tecnologia de aprendizagem inovadora, oportuna e necessária para atender as necessidades de profissionais, sociais e de mercado do mundo contemporâneo. Contudo, no Brasil, os estudos nessa área do conhecimento e as experiências utilizando a EAD acenam para amplas necessidades de publicação, haja vista, a pouca quantidade de estudos publicados nas bases de dados consultadas nesse estudo.