Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título AÇÃO EDUCATIVA COMO PROCESSO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE HIGIENE E SAÚDE
Autores
BRUNA REGINA PINHEIRO DE PAIVA (Relator)
EVELYNE TEIXEIRA DE SOUZA
IONNE ELVIRA SOUZA DA SILVA
SUELLEN CRISTHINE VITAL GUIMARÃES
MARIA DE NAZARÉALVES DE LIMA
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: a boa higiene sempre esteve associada à saúde e a qualidade de vida, e é de sabedoria de grande parte da população, que a falta de tais hábitos podem causar diversas doenças infecciosas, além de problemas de convívios sociais. Tópicos como Higiene Corporal, Bucal, e das Mãos foram abordados durante a ação educativa realizada por acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA). Objetivo: relatar a tentativa de avivar o ensinamento sobre saúde e manutenção da qualidade de vida, enfatizando os principais pontos da higiene e reconhecendo a sua importância. Metodologia: a atividade foi elaborada para alunos do 4º ano do ensino fundamental matriculados na Escola de Aplicação da UFPA, de maneira expositiva e dialogada oferecemos aos ouvintes um material rico em imagens e em conteúdos, tornando-a mais atrativa e propiciando uma interação com a turma. Desta forma, foram realizadas duas dinâmicas sendo que na inicial foram escolhidos dois representantes, estes foram vendados e com as mãos estendidas colocamos um pouco de tinta, simbolizando o sabonete líquido. Pedimos então, para os representantes lavarem as mãos como de costume. No final da lavagem a venda foi retirada e foi avaliado os espaços das mãos que não estavam sujos de tinta, evidenciando assim a ineficácia da lavagem. A partir desse momento iniciamos a discussão sobre higienização das mãos e continuamos a exposição dos tópicos como a higiene corporal e higiene bucal. Como dinâmica final utilizamos o “Caça Palavras” ofertado via impresso e oportunizando aos alunos a aplicação dos conhecimentos adquiridos em uma dinâmica. Resultados: obteve-se uma excelente interação das crianças, visto que a utilização das dinâmicas auxiliou bastante para o alcance dos objetivos. O método expositivo é interessante com a inserção de recursos, de modo que consiga atrair o aluno para o conteúdo, e assim, proporcionar uma aprendizagem satisfatória. Conclusão: Pode-se então perceber que foi perceptível a aprovação da atividade com a interação maciça dos alunos. A vivência da estratégia de educação em saúde representou um enorme resultado, uma vez que cada criança trazia um novo depoimento ou questionamento. A educação em saúde se faz necessária para a construção do conhecimento e fortalecimento das práticas educativas em enfermagem.