Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título REUNIÃO CIENTÍFICA: INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM
Autores
ANA CAROLINA DA SILVA FERREIRA (Relator)
JULIANA KARYNE CHAGAS CUNHA
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: a residência de enfermagem é uma especialização na modalidade Latu Sensu e caracteriza-se como treinamento em serviço do enfermeiro recém-graduado. A carga horária é composta por 60 horas semanais segundo a resolução do COFEN 259/2001 com no mínimo 20% da carga horária reservada para atividades teórico-práticas. A utilização de instrumentos de ensino- aprendizagem para enfermeiros, residente ou não, são estratégias que aprimoram o espírito crítico gerando uma reflexão sobre a prática assistencial. OBJETIVOS: relatar a reunião científica como instrumento de ensino- aprendizagem na residência de enfermagem. METODOLOGIA: trata-se de um estudo descritivo tipo relato de experiência na especialização em enfermagem na modalidade residência em um hospital de ensino em Belém-PA. RESULTADOS: A reunião científica ocorre todas as segundas feiras à tarde em um auditório no hospital, com participação de 21 enfermeiros residentes do primeiro e segundo ano das especialidades de oncologia, clínica médica, centro cirúrgico e UTI avaliados pela enfermeira coordenadora do programa. Anualmente é elaborado pela coordenadora um cronograma com datas e temas destinados a cada residente. E a cada semana são apresentados na reunião científica estudos de caso clínico dos temas definidos e experiências assistenciais vivenciadas. As exposições são realizadas por slides através de um retroprojetor. A estrutura dos trabalhos consiste em: etiologia, epidemiologia, sinais e sintomas, diagnósticos, tratamento de doenças e sistematização da assistência de enfermagem. Alguns temas apresentados: câncer de mama, próstata, colo do útero, intestino, urgências oncológicas, cirurgias, radioterapia, quimioterapia, entre outros. Cada exposição dura em média uma hora, e são apresentados até dois casos clínicos por reunião, seguido de discussão e avaliação pela coordenadora. CONCLUSÃO: a Reunião Científica tem beneficiado na formação de especialistas qualificados para o mercado de trabalho, trazendo conhecimento científico e troca de experiências que reflete em suas ações na prática. Alguns trabalhos apresentados na Reunião Científica já resultaram em material de divulgação em eventos científicos, contribuindo para a valorização das atividades de assistência e pesquisa na residência de enfermagem.