Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM
Autores
HÁDINA DINIZ LIMA MORAES (Relator)
FRANCISCO DIMITRE RODRIGO PEREIRA SANTOS
PEDRO MARTINS LIMA NETO
SIMONY FABÍOLA LOPES NUNES
LÍVIA MAIA PASCOAL
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Pesquisa

Resumo
A Universidade é um ambiente rico que contribui e propicia o desenvolvimento cultural e científico, de modo que capacite o indivíduo na vida profissional e ao mercado de trabalho. As atividades acadêmicas estruturam-se no ensino, pesquisa e extensão. Esta última consiste em uma atividade facilitadora da divulgação do conhecimento adquirido em sala de aula para além dos muros da universidade, indo de encontro com a comunidade; de entrar em contato com a área prática da futura profissão e através desse processo não só ensinar, mas também aprender com a experiência vivenciada. O objetivo desse estudo foi relatar a importância da participação em projetos de extensão na formação do acadêmico de enfermagem. O estudo consiste em uma pesquisa descritiva das vivências das ações extensionistas, das contribuições que o Projeto de Educação de Exercícios Respiratórios: promovendo educação em saúde aos profissionais de enfermagem e clientes no pré e pós-operatório–PEER da Universidade Federal do Maranhão- UFMA/CCSST possibilita para a formação acadêmica dos discentes do curso de enfermagem participantes do projeto. A pesquisa pertence ao projeto de pesquisa central do projeto de extensão aprovado pelo CEP-UFMA, com o parecer de número 629.315. O PEER é desenvolvido no Hospital Municipal de Imperatriz, voltado a pacientes que estão no pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais altas, a quem são realizadas ações assistenciais e de educação em saúde, bem como prática de exercícios respiratórios. Quatro questões abertas foram direcionadas aos extensionistas nas reuniões que ocorrem semanalmente para troca de informações. Evidenciou-se pelos relatos dos estudantes de enfermagem, que o projeto tem influenciado diretamente na sua formação acadêmica, pois tem os colocado em contato com prática profissional em pelo menos uma área e gerado experiência nesse aspecto, além disso, tem proporcionado novos aprendizados no que se refere como estabelecer uma relação interpessoal entre profissional enfermeiro e paciente, como comunicar-se, e como prestar uma boa assistência, possibilitando também o treinamento das características que envolvem a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Portanto, a partir das reflexões feitas nesse estudo, constata-se que de fato o projeto de extensão contribui na formação acadêmica do estudante de enfermagem, fornecendo conhecimento prático da realidade da profissão e dos problemas que podem ser enfrentados em seu dia-a-dia.