Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título RELATO SOBRE OS GESTORES E SUA ATUAÇÃO NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA
Autores
GISELE DE BRITO BRASIL (Relator)
ALEXANDRA CORDOVIL DA LUZ MASCARENHAS
DIENE KELI ASSUNÇÃO DOS SANTOS
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
A amamentação é um tema muito discutido nos últimos anos devido a sua importância na saúde e prevenção de doenças na primeira infância sendo apontada como uma das mais importantes ações na redução da mortalidade infantil. Nesse contexto, as ações no hospital estão embasadas em um planejamento, no qual o gestor de cada setor necessita entender o papel que possui para o pleno êxito das ações voltadas a promoção do aleitamento. Sendo assim temos como objetivo relatar a experiência vivida por duas enfermeiras em um processo avaliativo que verifica a atuação dos gestores para a promoção ao aleitamento. Este estudo se constitui de um relato de experiência onde duas enfermeiras de um hospital amigo da criança participaram da entrevista de avaliação com cincos gestores dos setores ligados a saúde da criança e da mulher do hospital, para avaliação foi utilizado um roteiro prévio de perguntas onde as resposta foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas. A pergunta utilizada foi “Como os gestores contribuem para que os profissionais participem da promoção ao Aleitamento Materno?”. Como respostas mais freqüente obteve-se que deveria haver planejamento antecipado para organizar escala dos profissionais para a participação em cursos voltados ao aleitamento, facilitar a liberação; flexibilização de horários, bem como mais treinamentos oferecidos pelo próprio hospital. Conclui-se que o apoio mais efetivo e a sensibilização dos gestores com relação à promoção do aleitamento materno são de fundamental importância não só para o profissional que está diretamente ligado ao aleitamento, mas para o hospital como um todo uma vez que todos fazem parte do processo de promoção e precisam se enxergar em conjunto, fazendo valer a interdisciplinaridade da equipe, onde todos os saberes são utilizados para um único fim, ou seja, para que dessa forma todos consigam promover o aleitamento materno dentro e fora da instituição.