Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título VISITA TÉCNICA REALIZADA EM REFERÊNCIAS DE SAÚDE PEDIÁTRICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
LETÍCIA RODRIGUES SILVA (Relator)
ANA RAQUEL DE SOUSA COSTA
JOSILENE ALVES ROCHA SANTOS
RAIKA MICHELLE FREITAS NASCIMENTO
LORENA SOUSA SOARES
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
A assistência de enfermagem voltada para Saúde da Criança e do Adolescente, constitui-se de um conjunto de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, assim como o cuidado do ser humano em crescimento e desenvolvimento que se estende do nascimento até adolescência. Objetiva-se descrever a experiência da visita técnica realizada pelos acadêmicos às instituições. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A visita realizou-se em dezesseis de dezembro de dois mil e treze na Maternidade Dona Evangelina Rosa e Hospital Infantil Lucídio Portela na cidade de Teresina-PI, por acadêmicos do curso em Bacharelado em Enfermagem do Campus Amílcar Ferreira Sobral durante a disciplina Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente como estratégia educativa a fim de proporcionar aos estudantes uma maior visibilidade da assistência aplicada ao neonato e infantil em suas particularidades clínicas. A visita foi agendada pela coordenadora da disciplina sendo a turma de trinta alunos dividida em duas equipes para facilitar na mobilidade dentro das instituições a fim de não interromper no funcionamento do atendimento. Cada grupo foi acompanhado por um ministrante da matéria em cada local, sendo realizada nos turnos da manhã e tarde havendo troca de grupo nos locais de visita. Alcançou-se pontos marcantes tanto positivo como negativo, servindo como engrandecimento curricular para os discentes contemplados com a mesma. As atividades realizadas pelos acadêmicos que baseava-se na observação e anotações, foram suficientes para levantamento de questionamentos que promove vínculo e planejamento de ações que visem melhorar na qualidade da assistência oferecida. E apesar da grande quantidade de alunos por docente e o pouco tempo disponível, diria-se que a visita contribuiu de forma satisfatória para que os acadêmicos pudessem discernir a assistência aplicada. A visita técnica serve como uma importante ferramenta para os discentes, pois conhecer instrumentos antes vistos apenas em sala de aula é uma excelente estratégia de aproximação com os mesmos, além disso, a partir da observação pode-se coletar e analisar vários pontos que servirão como peça fundamental na carreira profissional.