Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título VIOLÊNCIA INFANTIL INSERIDA NOS AMBIENTES ESCOLARES: REVISÃO INTEGRATIVA
Autores
CAMILA SANTOS DO COUTO (Relator)
MELISSA CARVALHO GOMES VIEIRA
LIANA MARIA RODRIGUES MESQUITA
MIRNA ALBUQUERQUE FROTA
LUIZA LUANA DE ARAÚJO LIRA
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A violência inserida no cenário escolar é notificada por profissionais da educação e da saúde, em especial os enfermeiros, dessa forma este fenômeno é mais antigo do que se pode imaginar e com o passar dos anos adquiriu grandes proporções e passou a representar um preocupante entrave da saúde. Objetivo: Revisar a literatura nacional publicada acerca da violência infantil nos ambientes escolares, assim como a inserção da enfermagem nesse contexto. Metodologia: Realizada revisão integrativa por meio das etapas: estabelecimento de hipótese, objetivos e critérios de inclusão de artigos; definição dos dados a serem extraídos; análise dos resultados; e apresentação final. Para guiar o estudo formulou-se a questão: qual conhecimento científico produzido acerca da violência infantil nos ambientes escolares? A base de dados utilizada foi a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), mediante os descritores: “saúde escolar”, “violência”, “enfermagem” e “criança”. Adotaram-se os critérios de inclusão: indexação na base de dados LILACS; abordar informações acerca da temática; apresentar disponibilidade na íntegra online; estar publicado nos idiomas português, inglês ou espanhol, e a partir do ano de 2008. Após aplicação dos critérios de inclusão compuseram a amostra final 8 artigos. Resultados: A análise dos artigos convergiu para as categorias: O fenômeno da violência no cenário escolar; A violência escolar, o lúdico e a inserção da enfermagem. O fenômeno da violência no cenário escolar: nesta categoria foi possível analisar a violência infantil perpetrada na escola, englobando percepções e compreensões, as atitudes arroladas dentro do contexto educacional perante a agressividade infantil, haja vista que a violência escolar é um entrave social que afeta o âmbito da educação e da saúde coletiva. A violência no ambiente escolar, o lúdico e a inserção da enfermagem: realizou-se reflexão acerca de estratégias de combate a violência realizadas pela enfermagem por meio de práticas lúdicas no meio escolar. Conclusão: O estudo possibilitou identificar as evidências acerca das condutas agressivas nos ambientes escolares infantis publicadas na literatura, assim como aprofundar o conhecimento acerca deste fenômeno. Destaca-se a importância da enfermagem em consonância com a instituição escolar resgatarem esta como uma organização significativa, ou seja, inovadora, ativa, empreendedora.