Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título ENFERMAGEM E A PRÁTICA EDUCATIVA COM A POPULAÇÃO RIBEIRINHA DA ILHA DO COMBÚ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
JOÃO VITOR DE OLIVEIRA RIBEIRO (Relator)
ANA ISABELLA SOUSA ALMEIDA
FERNANDA FERREIRA MARTINS
SÂMELA STEFANE CORRÊA GALVÃO
ANTÔNIO LUIS PARLANDIN DOS SANTOS
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Trata-se de um relato de experiência vivido por um grupo alunos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará junto à população ribeirinha da ilha do Combú, localizada à margem esquerda do rio Guamá, Belém-pa. O enfermeiro como membro da equipe de saúde tem como responsabilidade técnico-político e social o desenvolvimento de ações de educação em saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no entanto, para uma boa atividade educativa dirigida aos ribeirinhos é necessário conhecer as dificuldades enfrentadas e suas consequências para o bem-estar físico, mental e emocional dessa população. Objetivos: Relatar a experiência vivida por acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) junto a Estratégia Saúde da Família (ESF) da Ilha do Combú, no município de Belém/Pará. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório caracterizado como um relato de experiência, com a população ribeirinha. Todo o processo educativo foi desenvolvido no dia 30 de maio de 2014, na Estratégia Saúde da Família (ESF), campo de experiência, onde foi realizada uma palestra sobre “Diarréia infecciosa” a fim de promover a saúde dessa população. Resultados: A partir da problemática encontrada, a ausência de tratamento de água, os acadêmicos de enfermagem perceberam que as doenças veiculadas pela água, inclusive a diarréia infecciosa, era freqüente naquela localidade. Foi realizada uma palestra sobre o tema, tendo como público alvo, as todas as pessoas que se encontravam na ESF, inclusive agentes comunitários e outros profissionais de saúde. Os resultados foram positivos, pois observamos que no decorrer da palestra, houve comprometimento, participação e interesse da população, criando assim um ambiente confortável, facilitando a troca de experiência entre os acadêmicos e os participantes, assim mantiveram-se consciente sobre a importância do tratamento da água para prevenir a diarréia infecciosa e outras doenças relacionadas ao uso da mesma. Conclusão: A experiência foi útil, tendo em vista que a educação é um processo de humanização que ocorre na sociedade com finalidade de incentivar o autocuidado e prevenir e promover a saúde da população ribeirinha.