Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE AO ATENDIMENTO AO CLIENTE COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Autores
SARA ANDRADE DE SOUZA (Relator)
RAYANNE DE LIMA CAPISTRANO
SALMA CERQUEIRA FERREIRA
MICHELLE TEIXEIRA OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Pesquisa

Resumo
Pessoas com deficiência apresentam características próprias que na maioria das vezes acabam se tornando vítimas de preconceitos e como consequências são excluídas da sociedade, diante desses comportamentos surgem algumas dificuldades. Este trabalho teve como objetivo relatar a problemática relação de comunicação dos profissionais de saúde com pacientes de deficiência auditiva. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo revisão de literatura, de caráter exploratório. Os descritores utilizados para compor a amostra desse estudo foram deficiência auditiva e comunicação. Esse estudo foi baseado em artigos científicos nas bases de dados do SCIELO e LILACS. Sabe se que a enfermagem tem papel fundamental na atenção a estes pacientes visto que possuem uma visão holística voltada para a humanização e acolhimento do usuário em geral. Neste caso é dever do profissional de saúde desenvolver habilidades para estabelecer uma comunicação eficaz, a linguagem utilizada por esses pacientes especiais é a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) diferente da linguagem oral, é a maneira utilizada para transmissão e recepção de mensagens, que tem como finalidade uniformizar os gestos emitidos pelos surdos no ato da comunicação, além dos gestos, são utilizados desenhos, escrita, e alguns deficientes auditivos são oralizados, ou seja, fazem leitura labial. O deficiente auditivo, ao procurar um serviço de saúde, encontra como principal barreira a sua comunicação com a equipe, pela falta de conhecimento e dificuldade de entender os gestos emitidos, o que torna o atendimento nos serviços de saúde prejudicados. Superar essa falha é fundamental para a ampliação do atendimento e qualidade nos serviços de saúde aperfeiçoando as relações interpessoais entre profissionais e as pessoas com deficiência auditiva, para isso é importante que haja introdução das LIBRAS em todos os segmentos sociais, para facilitar a inclusão destes usuários, quebrando barreiras, erradicando e preconceitos.