Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO CENTRO DE SAÚDE ESCOLA DO MARCO
Autores
DANIELLE ETIENNE DE OLIVEIRA BEZERRA LIMA (Relator)
BÁRBARA LOPES PAIVA
JÉSSICA PINHO DA SILVA OLIVEIRA
RAQUEL FERREIRA CARDOSO
DILMA FAGUNDES DE SOUZA
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A própria definição de qualidade é tema de ampla discussão em diversos seguimentos, pois traz consigo alto grau de subjetividade. Trazer esse componente para atenção à saúde é ainda mais intrigante, tendo em vista a grande quantidade de processos aos quais trabalhadores e usuários se defrontam, além dos componentes políticos e estruturais. A qualidade em serviços de saúde está diretamente relacionada com a segurança ao paciente, efetividade, atenção centrada no paciente, oportunidade/acesso, eficiência e equidade. METODOLOGIA: Trata-se de um observacional analítico, descritivo, com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, elaborado durante o estágio supervisionado em saúde pública, que ocorreu no Centro de Saúde Escola do Marco (CSEM) em Belém/PA, no período de fevereiro à de abril de 2014, sob supervisão e orientação de uma docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde foi avaliada a qualidade nos serviços de saúde dos programas HiperDia, Saúde da Criança, Saúde da Mulher (incluindo coleta de PCCU), setor de Doenças Transmissíveis (DT) e sala de imunização. OBJETIVOS: Avaliar a qualidade dos serviços de saúde prestados no Centro de Saúde Escola do Marco. RESULTADOS: Durante o estágio supervisionado no CSEM, as acadêmicas de enfermagem puderam observar a superlotação de pessoas em todos os setores do referido centro, devido a grande demanda de usuários e a presença de docentes e discentes da universidade do estado, o que dificultava o fluxo de atendimento. Constataram-se deficiências quanto à estrutura física do local, que é considerado pequeno para a realização dos atendimentos, e os equipamentos necessários para as consultas como balanças, sonar, entre outros, são antigos e inadequados para a avaliação dos pacientes. Em contrapartida a equipe de saúde promove a boa receptividade, humanização e resolutividade à procura dos usuários, dando o equilíbrio à qualidade do atendimento, causando a satisfação do usuário atendido no CSE-Marco. Neste sentido avaliou-se que o CSE-Marco possui qualidade nos serviços de saúde, apesar das deficiências presentes no local. CONCLUSÃO: Precisamos ressignificar o conceito de qualidade nos serviços de saúde para além dos recursos materiais disponíveis à prestação dos serviços. O empenho e a boa vontade do profissional de saúde em prestar o serviço podem garantir a resolutividade ao problema do usuário, a satisfação do mesmo e consequentemente a qualidade do serviço de saúde.