Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título AÇÕES EDUCATIVAS SOBRE QUEIMADURAS INFANTIS PARA FAMILIARES DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
Autores
SAMIA RAIMA DOS SANTOS SOUSA (Relator)
JOAB DE OLIVEIRA FOLHA
JÉSSICA MARINA CARVALHO DE AMORIM
FRANCISCO REIS SANTOS
RAYLANNE NUNES SILVA
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: As lesões por queimadura constituem importante causa acidental de morbi-mortalidade em todo o mundo, com grande frequência entre as crianças. As escaldaduras (produzidas por substâncias quentes ou fontes de calor) são as mais comuns, e a desidratação a complicação mais séria. A grande ocorrência de queimaduras em crianças chama a atenção pelo sofrimento físico e psicológico produzido, ao qual a assistência dos profissionais de enfermagem é crucial para a recuperação no âmbito hospitalar, na qual é estabelecida uma série de procedimentos para a total estabilização do quadro clínico. OBJETIVO: Avaliar a assistência de enfermagem a crianças no que concerne ao desenvolvimento de estratégias capazes de coibir a ocorrência de queimaduras, através de dados da literatura vigente. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa do tipo exploratório com abordagem qualitativa, onde se realizou a leitura de 15 artigos que se adequavam à temática, indexadas na base de dados do Scielo, LILACS e BVS, publicados entre 2005 e 2014. RESULTADO: As pesquisas buscaram estudar crianças em hospitais públicos que foram acometidos por essas lesões e os profissionais envolvidos na assistência. Os estudos enfatizaram que as queimaduras infantis podem ser prevenidas por meio de orientação familiar, alteração no ambiente, elaboração de leis específicas e cumprimento daquelas já existentes. A orientação pode ser oferecida aos pais ou responsáveis de crianças que recebem atendimento em ambiente hospitalar, aproveitando sua presença nesse local. Além disso, se questiona a possibilidade de avaliação da ação educativa, uma vez que a presença no hospital pode ser pontual, sem frequência regular, diferente do que ocorre em instituições de atenção primária à saúde, nas quais os pais levam as crianças para acompanhamento periódico do desenvolvimento, bem como nas escolas infantis, quando levam ou buscam seus filhos diariamente. CONCLUSÃO: A literatura é escassa em nosso meio no que diz respeito à aplicação e avaliação de estratégias educativas para a prevenção de acidentes infantis. A compreensão por parte dos familiares das prevenções dessas lesões é importante para a redução da morbidade e mortalidade infantil por acidentes no domicilio.