Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título O PROGRAMA HIPERDIA E O DESCONHECIMENTO DE USUÁRIOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
DÉBORA SUELLEN DE OLIVEIRA GUIMARÃES LIMA (Relator)
DIANA DOMINGAS SILVA DO ROSÁRIO
BRUNA EMANUELLE DOS SANTOS SANCHES
FLÁVIA ANDREA COSTA DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Cultura, política e história da enfermagem no mundo
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O Programa HIPERDIA que corresponde a um sistema de cadastramento e acompanhamento que abrange doenças de hipertensão Arterial (HA) e Diabetes Mellitus (DM) é um programa implantado pelo Ministério da Saúde que visa oferecer atendimentos de prevenção e promoção da saúde, contribuindo assim para a diminuição de agravos e doenças. Objetivo: Informar sobre o programa HIPERDIA e a necessidade dos usuários conhecerem e poderem usufruí-lo, bem como informar se a unidade que faziam parte possuía ou não o programa, e se ele de fato atendia aos interesses dos usuários. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado no período de janeiro de 2013 em uma Unidade Básica de Saúde. Com a utilização de cartazes, álbum seriado,folders e receitas.Resultados: Com a atividade educativa evidenciou-se uma descoberta do outro e a extrema importância que o enfermeiro tem no processo de cuidador. O desenvolver do relato considerou algumas etapas. A princípio foi realizado uma palestra sobre Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial nos corredores da unidade sobre o conhecimento ou não das doenças e o que poderiam causar quando não prevenidas adequadamente, resultando em agravos que muitas vezes tornam-se irreversíveis.Após um diálogo com os usuários foram esclarecidas dúvidas e trocas de experiências sobre suas histórias de comorbidades, relacionando a partir de então com as doenças e o programa HIPERDIA, incentivando a se integrarem e se conscientizarem de que precisavam também ter compromisso com sua própria saúde, foi possível perceber que os usuários precisariam dar também o seu retorno como cidadãos, não apenas esperar terem algum problema para poder buscar assistência, cabia a eles estabelecer uma proximidade com a unidade, no sentido de que existiam ações que poderiam ser vividas diariamente nas unidades e não apenas quando necessitassem de algum atendimento. Após as etapas foram entregues folders e receitas com dietas específicas para hipertensos e diabéticos, com inclusão de recursos acessíveis aos padrões dos usuários. Conclusão: A ação educativa revelou que as ações em saúde devem sempre acontecer nas unidades, e informar sobre os pontos do programa, observou-se também problemas na assistência da equipe multiprofissional da unidade, sobretudo da enfermagem que poderia e deveria auxiliar na diminuição considerável de agravos e doenças.