Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título OS CORREDORES DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE COMO ESPAÇOS ESTRATÉGICOS PARA A APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
Autores
ANTÔNIO CORRÊA MARQUES NETO (Relator)
JAMIL MICHEL MIRANDA DO VALE
STELACELLY COELHO TOSCANO DE BRITO
LISABELLE CARLA QUEVEDO GOMES
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Segundo Maciel (2009), a educação em saúde deve gerar mudança de comportamento e melhoria da qualidade de vida. Ela acontece, na prática, através de ações que permitam a aplicação de tecnologias educativas que visem promoção à saúde e participação da população. Para Silva (2011), elas devem partir da realidade do ser humano, valorizando sua experiência, seu contexto de vida e expectativas frente ao processo saúde-doença. Dentre elas, destacam-se: vídeos, dramatizações, materiais impressos, entre outras. Assim, estas tecnologias funcionam como objetos práticos, e os corredores da Unidade Básica de Saúde são um dos melhores locais para sua aplicação por serem os espaços com maior aglomeração de usuários à espera de atendimento. OBJETIVO: Mostrar a importância da utilização dos corredores da Unidade Básica de Saúde como espaços estratégicos para a aplicação de tecnologias educativas. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido pelos acadêmicos do 3° Semestre do Curso Enfermagem da Universidade Federal do Pará, a partir das vivências em uma UBS do município de Belém, por meio das práticas das atividades curriculares Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e Atenção Integral à Saúde do Adulto e Idoso. RESULTADOS: Durante a vivência, desenvolvemos diversas ações educativas como: prevenção do câncer de mama e colo de útero, orientações sobre o exame preventivo (PCCU) e leptospirose. Foram utilizados jogos, imagens e cartazes ilustrativos nos corredores da Unidade Básica enquanto os usuários aguardavam suas consultas e exames. Identificamos que a aplicação das tecnologias educativas nos corredores atraiu mais a atenção dos usuários para debate, estimulou a participação destes e permitiu com que o tempo de espera se transformasse em espaço de educação em saúde, logo, por serem espaços informais, os corredores facilitam o desenvolvimento das ações e aplicação das tecnologias e maior participação dos usuários. CONCLUSÃO: As tecnologias educativas são de fundamental importância para o desenvolvimento e propagação da educação em saúde. Para isso, qualquer espaço em que a população possa interagir deve ser valorizado. Neste sentido, os corredores da Unidade Básica são estratégicos espaços para a aplicação destas tecnologias, pois, além de permitir com que as ações educativas sejam promovidas, garante maior participação da população e transforma o período de espera em momentos de grande aprendizado.