Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título MENSURAÇÃO DO NÍVEL DE ANSIEDADE EM DOCENTES DA ÁREA DA SAÚDE DE UMA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR DA PARAÍBA
Autores
GABRIEL CHAVES NETO (Relator)
FLÁVIA MAIELE PEDROZA TRAJANO
JOÃO EUCLIDES FERNANDES BRAGA
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: Os transtornos de ansiedade são destaques entre as principais doenças que acometem os trabalhadores em geral, dentre os trabalhadores que são mais acometidos por este transtorno, pode-se apontar a classe docente como um dos principais alvos, devido à diversos fatores que se pode destacar: as condições e sobrecarga de trabalho, a falta de reconhecimento profissional e o acúmulo de atribuições, que podem abalar a capacidade física, cognitiva e afetiva dos mesmos, prejudicando muitas vezes sua saúde, bem como seu desempenho dentro e fora da sala de aula. OBJETIVO: Mensurar o nível de ansiedade em docentes da área da saúde de uma Instituição de nível superior do estado da Paraíba. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa, desenvolvido com 59 docentes da instituição citada. Para realização da coleta de dados, foram aplicados dois questionários: o primeiro para caracterização da amostra bem como para levantamento de dados sobre atividades laborais e hábitos de vida dos docentes pesquisados. O segundo questionário utilizado foi o inventário de ansiedade traço – estado (IDATE). Após a coleta, os dados foram organizados em tabelas no programa Excel e, posteriormente, analisados estatisticamente utilizando-se o programa GraphPad Prism (version 4.00, GraphPad Software Inc., San Diego, CA, USA).RESULTADO: Na avaliação da ansiedade identificada segundo o IDAT T, a média geral da amostra foi de 35.3, sendo que 31 sujeitos pontuaram abaixo de 33 pontos, 23 docentes, pontuaram entre 34-49 pontos e 5 acima de 50 pontos, Pôde-se ainda visualizar que os docentes da área da saúde apresentam média de escore que varia entre 29,3 a 52,2 pontos. Onde os professores que possuem baixa ansiedade (BA) pontuaram 29,3 pontos, ansiedade moderada (AM) com 39,7 pontos e alta ansiedade (AA) com 52,2 pontos. Na maioria das vezes, o trabalho ocupa um papel importante na vida das pessoas, tornando-se um fator relevante de identidade em suas vidas, mas também pode ser configurado como fonte de estresse e adoecimento humano devido ao diversos obstáculos encontrados nesse cenário de prática laboral. CONCLUSÃO: Dessa forma é importante atentar-se para esses docentes que estão nesses níveis de Ansiedade Moderada e Alta Ansiedade, procurando medidas que possam ajudar a essa classe de trabalhadores.