Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título O LÚDICO COMO UM MÉTODO DE ALIVIO DO ESTRESSE DE CRIANÇAS INTERNADAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
CRISTAL RIBEIRO MESQUITA (Relator)
BRUNO DE OLIVEIRA SANTOS
BEATRIZ DO NASCIMENTO LEAL
FABIANE ANDRADE AMARO
MARY ELIZABETH DE SANTANA
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Um dos artifícios encontrados em muitos hospitais, principalmente na ala pediátrica, para amenizar o sofrimento das crianças internadas é utilizar brincadeiras lúdicas envolvendo toda a equipe multidisciplinar. O lúdico é uma medida terapêutica, que promove a continuidade do desenvolvimento infantil e possibilita o restabelecimento físico e emocional, por tornar a hospitalização menos traumatizante. Objetivo: relatar a partir da experiência como o ato de brincar influencia no cotidiano de crianças, pais e da equipe disciplinar. Metodologia: Trata-se de um estudo descrito do tipo relato de experiência vivenciado pelos discentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), durante as aulas práticas de pediatria. A experiência ocorreu em um Hospital de Belém, centro de referência no tratamento de câncer no Estado do Pará, na enfermaria pediátrica, no período de novembro e dezembro de 2013. Foi realizada uma atividade lúdica com a participação das crianças que se encontravam internadas. As crianças participaram de oficinas de pintura e confecções de balões, além das conversas e brincadeiras. Os artigos que nos subsidiaram na realização do relato foram encontrados nas bases de dado SCIELO, BVS e Google Acadêmico com os descritores humanização, assistentes de pediatria; infância e saúde mental. Resultados: O quadro encontrado na enfermaria foi crianças apreensivas, tristes, acanhadas no colo de seus acompanhantes, com medo e ansiosas para o que poderia vir a acontecer com elas. Após conversas, brincadeiras, risada com as mesmas observou-se a mudança de comportamento. Tornaram-se alegres, rindo, brincando, pintando, com um sorriso em seu rosto. Assim, analisou-se que o ato de brincar é um dos aspectos mais importantes na vida de uma criança e um dos instrumentos mais eficazes para diminuir o estresse e consequentemente ajuda no tratamento da criança. Conclusão: A partir dos resultados, observamos o quanto o brincar é fundamental para aliviar o estresse vivenciado pelo ambiente hospitalar pelas crianças. Assim, em nossa vivencia no hospital resolvemos levar as crianças um pouco de afeto e de alegria para tentar aliviar a tensão das mesmas. Este estudo pretende contribuir para uma reflexão sobre a utilização do lúdico, das brincadeiras, nas unidades de internação pediátrica. Palavras Chave: Humanização, assistentes de pediatria; infância e saúde mental.