Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título REFLEXÃO SOBRE TUBERCULOSE E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ADESÃO AO TRATAMENTO
Autores
BRUNO DE OLIVEIRA SANTOS (Relator)
IACI PROENÇA PALMEIRA
CRISTAL RIBEIRO MESQUITA
DANIELA FEITOSA DUARTE
ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA SANTOS
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis. A duração mínima do tratamento é de seis meses consistindo na tomada diária de medicamentos, recebendo o paciente ao final alta por cura. Uma das maiores dificuldades para controle da TB está relacionada à falta de adesão ao tratamento. Neste momento, é de suma importância, realizar atividades de educação em saúde, com o objetivo de ensinar e esclarecer sobre o tratamento, sinais e sintomas, formas de contágio. A educação em saúde é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas. Nesse sentido, é de suma importância para a formação de um enfermeiro proativo no combate à TB, que desde os primórdios da graduação seja preparado, por meio de práticas que promovam o contato do mesmo com os sujeitos, nos quais prestará os cuidados. Objetivos: Relatar as experiências de acadêmicos de Enfermagem na realização de ações de educação em saúde na prática curricular. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado durante as ações de prevenção e controle da tuberculose da disciplina Endemias da Amazônia, do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará. O cenário do estudo compreendeu o Centro Escola, em Belém-Pará. O período de realização do estudo estendeu-se de setembro a novembro de 2013. Resultados: Durante a prática percebeu-se que a educação em saúde utilizando-se de recursos visuais, como folders, conjuntamente realizados com as orientações recebidas nas consultas de enfermagem, contribuíram sobremaneira para que os portadores de TB compreendessem as formas de prevenção, seus condicionantes, e os esquemas de tratamento, assim como incentivou esses pacientes para adesão ao tratamento, e minimizou os estigmas que eles possuíam em torno da doença. Conclusões: A prática da educação em saúde pode ser realizada de diferentes formas e durante a consulta de enfermagem, pois propicia a adesão ao tratamento, prevenção de casos, controle de contatos e, principalmente, para a quebra da cadeia de transmissão, além de evitar o isolamento social. Nesse sentido, conclui-se que esta experiência favoreceu e foi de suma importância na formação crítico-reflexivo do futuro enfermeiro ao lidar com a TB na esfera da comunidade. Observou-se mudanças positivas com a realização dessa assistência a esses pacientes, mostrando o essencial papel da enfermagem na prevenção e tratamento da tuberculose.