Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título RELATO DA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA AO CUIDAR DE UM PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA
Autores
GABRIELA DO NASCIMENTO BERNARDO (Relator)
NAYARA CARNEIRO CORREA
RAIRA DA SILVA COLOMBI
ANDRÉIA PESSOA DA CRUZ
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Insuficiência Renal Crônica (IRC) é uma doença lenta e progressiva, com tratamento doloroso e invasivo. Podendo evidenciar os reflexos dessa doença crônica não transmissível, que vão desde o quadro clínico até o contexto psicossocial do indivíduo. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica ao realizar o Histórico de Enfermagem de uma paciente com IRC. Metodologia: As aulas práticas foram desenvolvidas e supervisionadas por uma professora, em um hospital público estadual do município de Belém, Pará, no dia 21 de novembro de 2013. As informações foram obtidas mediante o preenchimento do histórico de enfermagem do próprio hospital, visando identificar os diagnósticos de enfermagem segundo a North American Nursing Diagnost Association (NANDA). Resultados: Paciente F.F.S., sexo feminino, tratamento desde os 14 anos, com diagnóstico médico de nefrolitíase e IRC. Os Diagnósticos de Enfermagem identificados foram: 1. Dor aguda (cefaléia); 2. Nutrição desequilibrada (ingesta menor do que as necessidades corporais); 3. Deambulação prejudicada; 4. Volume de líquido deficiente (aumento da concentração urinária; diminuição do débito urinário; diminuição do turgor da pele; fraqueza e pele desidratada), 5. Risco de infecção (cateter de duplo lúmen); 6. Ansiedade (angústia, preocupação e receio); 7. Fadiga (cansaço). No dia da aula prática, apresentou-se consciente e orientada, normotérmica, normosfígmica, eupnéica e normotensa. Posteriormente, seria submetida a confecção do acesso vascular por meio de fistula arteriovenosa (FAV) para o tratamento de hemodiálise, procedimento este que desencadeou muita insegurança e ansiedade. Conclusão: A experiência promoveu um notório enriquecimento no processo ensino-aprendizagem da Atividade Curricular Introdução à Enfermagem, pois proporcionou a prática de seus fundamentos teóricos a respeito das etapas do processo de enfermagem, tornando evidente a importância de seguir corretamente as etapas da Sistematização de Enfermagem.