INTRODUÇÃO: No Brasil a educação sexual é pouco abordada em âmbito escolar, sendo vista como um assunto delicado a ser trabalhado. Para tanto a educação sexual é um processo de construção do conhecimento, metodizado que se propõe a preencher lacunas de informação, eliminando tabus e preconceitos sendo possível abrir discursões sobre emoções e valores que impossibilitem o uso do conhecimento. OBJETIVO: Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem no projeto de extensão Educandário do Adolescer trabalhando a temática sexualidade e sexualidade reprodutiva nas escolas publica do município de Santa Cruz-RN. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de um relato de experiência, do tipo exploratório-descritivo onde os acadêmicos de enfermagem trabalham nas escolas com os métodos pedagógicos expositivos, gincanas, jogos e debates em forma de rodas de conversa adquirindo assim um vinculo de confiança com os adolescentes. Os acadêmicos envolvidos têm por responsabilidade desenvolver e aplicar os métodos pedagógicos, as intervenções ocorrem semanalmente e optou-se por este tipo de atividade por acreditar que a forma lúdica é um facilitador do aprendizado principalmente quando o publico alvo são adolescentes. RESULTADOS: Os adolescentes participaram das atividades demonstrando inicialmente receio em evocar suas duvidas a respeito do tema. Os participantes desconheciam alguns métodos contraceptivos até mesmo tinham duvidas de métodos contraceptivos já usados por eles. O projeto possibilitou o desenvolvimento de um trabalho educativo positivo de valorização humano estimado considerado uma intervenção pedagógica adequada pelos adolescentes, professores e acadêmicos de enfermagem. CONCLUSÃO: Por conseguinte, os acadêmicos de enfermagem têm como uma das premissas básicas na formação a educação em saúde desenvolvendo a promoção e prevenção dos agravos em situações de vulnerabilidade. A atuação do projeto em âmbito escolar facilitou uma mudança na realidade social através das praticas educativas. A iniciação sexual na adolescência exige responsabilidades e segurança, sendo de suma importância dos educadores desenvolverem métodos explicativo-informativo que possibilite o esclarecimento de duvidas desses adolescentes já que essa fase é caracterizada por muitas mudanças. |