Anais - 17º CBCENF

Resumos

Título PROMOVENDO EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM FOCO NA SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
KAROLINNY ÉVANS DE ARAÚJO SEVERO (Relator)
LINAIANNE DOS SANTOS MARREIRO
PAULA CAMILA DE OLIVEIRA MACIEL
IZAYONARA BARBOZA LIRA
FÁBIA BARBOSA DE ANDRADE
Modalidade Pôster
Área Força de trabalho da enfermagem: recurso vital para a saúde
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: No Brasil a educação sexual é pouco abordada em âmbito escolar, sendo vista como um assunto delicado a ser trabalhado. Para tanto a educação sexual é um processo de construção do conhecimento, metodizado que se propõe a preencher lacunas de informação, eliminando tabus e preconceitos sendo possível abrir discursões sobre emoções e valores que impossibilitem o uso do conhecimento. OBJETIVO: Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem no projeto de extensão Educandário do Adolescer trabalhando a temática sexualidade e sexualidade reprodutiva nas escolas publica do município de Santa Cruz-RN. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de um relato de experiência, do tipo exploratório-descritivo onde os acadêmicos de enfermagem trabalham nas escolas com os métodos pedagógicos expositivos, gincanas, jogos e debates em forma de rodas de conversa adquirindo assim um vinculo de confiança com os adolescentes. Os acadêmicos envolvidos têm por responsabilidade desenvolver e aplicar os métodos pedagógicos, as intervenções ocorrem semanalmente e optou-se por este tipo de atividade por acreditar que a forma lúdica é um facilitador do aprendizado principalmente quando o publico alvo são adolescentes. RESULTADOS: Os adolescentes participaram das atividades demonstrando inicialmente receio em evocar suas duvidas a respeito do tema. Os participantes desconheciam alguns métodos contraceptivos até mesmo tinham duvidas de métodos contraceptivos já usados por eles. O projeto possibilitou o desenvolvimento de um trabalho educativo positivo de valorização humano estimado considerado uma intervenção pedagógica adequada pelos adolescentes, professores e acadêmicos de enfermagem. CONCLUSÃO: Por conseguinte, os acadêmicos de enfermagem têm como uma das premissas básicas na formação a educação em saúde desenvolvendo a promoção e prevenção dos agravos em situações de vulnerabilidade. A atuação do projeto em âmbito escolar facilitou uma mudança na realidade social através das praticas educativas. A iniciação sexual na adolescência exige responsabilidades e segurança, sendo de suma importância dos educadores desenvolverem métodos explicativo-informativo que possibilite o esclarecimento de duvidas desses adolescentes já que essa fase é caracterizada por muitas mudanças.